Uma operação realizada por policiais militares da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (3ª CIPM), responsável pelo policiamento no município de São Caetano de Odivelas, na região nordeste do Estado, resultou na apreensão de um submarino clandestino. A ação ocorreu na noite desta quarta-feira (21).
A operação foi organizada, após a unidade receber informações sobre a presença de uma embarcação, possivelmente clandestina na região ribeirinha do farol do Itaipú, durante as buscas a embarcação foi localizada, contudo as condições da maré impediu que os militares pudessem chegar até o local. Logo ao amanhecer com condições mais favoráveis, os agentes puderam embarcar no submarino que mede 20 metros de comprimento por 2,5 de largura.
Com apoio de equipes da Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPFlu), Grupamento de Polícia Fluvial (GPFlu), Corpo de Bombeiro Militar (CBM) e da Marinha do Brasil, o submarino foi rebocado para a capital paraense, onde será periciado.
Nesta sexta-feira, 23, a Polícia Federal informou que um inquérito foi instaurado para apurar sobre o submarino encontrado por pescadores no município de São Caetano de Odivelas/PA.