MEC divulga lista de aprovados no Prouni; saiba como consultar a lista dos selecionados

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (6), a primeira chamada do Programa Universidade Para Todos (Prouni). A lista de aprovados é referente ao primeiro semestre deste ano. O Prouni é o programa do governo federal que oferece vagas de faculdades particulares gratuitamente, com foco em estudantes de baixa renda.

A relação dos selecionados nesta primeira chamada pode ser consultada no site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/prouni). Ao todo, a primeira edição do programa ofertou mais de 400 mil bolsas, sendo cerca de 309 mil bolsas de forma integral e mais de 97 mil bolsas parciais.

São mais de 15 mil cursos espalhados em mais de mil instituições em todo o país. As informações foram divulgadas pela CNN Brasil, citando a Agência Brasil. Esta é a edição do programa com a maior oferta de bolsas, desde a primeira, em 2005.

Estados com mais vagas

São Paulo – 104.893 vagas

Minas Gerais – 39.910 vagas

Paraná – 35.630 vagas

Rio Grande do Sul – 26.398 vagas

Bahia – 22.051 vagas

Prouni

Criado em 2004, o Programa Universidade Para Todos oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.

O programa ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior. Como critérios para seleção dos candidatos, o ProUni considera a renda familiar bruta mensal, por pessoa; se o candidato cursou integralmente o ensino médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral em instituição privada de ensino médio, ou ser pessoa com deficiência, entre outros previstos na legislação.

Comprovação

O candidato pré-selecionado na primeira chamada deverá entregar a documentação na instituição de ensino superior para a qual foi pré-selecionado no período de 6 a 20 de fevereiro. Para comprovação das informações prestadas no ato de inscrição, o candidato pode comparecer na instituição ou enviá-las por meio virtual/eletrônico.

O MEC alerta que é de inteira responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para conferência das informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a perda da bolsa. A instituição deverá emitir documento de comprovação de entrega da documentação ao recebê-la do candidato pré-selecionado.

Por: O liberal

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Inflação que reajusta o salário mínimo fecha em 4,18%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) - indicador utilizado no cálculo do reajuste…

50 minutos ago

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou nesta quarta-feira (10) que o salário mínimo será…

12 horas ago

CNI projeta crescimento do PIB de 1,8% em 2026

Após crescer 2,5% em 2025, a economia brasileira deve avançar 1,8% em 2026, segundo projeção…

23 horas ago

Inflação da comida em casa cai 0,2% em novembro, sexto recuo seguido

O preço dos alimentos consumidos em casa recuou 0,2% em novembro. Esse resultado é a…

1 dia ago

Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi com restrições

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (10), com restrições, a fusão…

2 dias ago

Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira

Depois de semanas de assembleias em todo o país, trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram a…

2 dias ago

This website uses cookies.