Detentos fogem de penitenciária de segurança máxima no RN; caso é inédito no Brasil

Dois detentos conseguiram fugir da Penitenciária Federal de Mossoró, localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte, marcando a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que abrange cinco prisões de segurança máxima.

Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 34 anos, também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”. Originários do Acre, ambos estavam sob custódia na penitenciária de Mossoró desde 27 de setembro de 2023.

Ambos os indivíduos têm vínculos com o Comando Vermelho, uma facção associada a Fernandinho Beira-Mar, que está preso na mesma unidade. A transferência dos dois para o presídio federal de Mossoró ocorreu após o envolvimento deles em uma rebelião na prisão de segurança máxima Antônio Amaro, em Rio Branco. A rebelião resultou na morte de cinco detentos, sendo três deles decapitados.

Na manhã desta quarta-feira, 14, a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte confirmou ter recebido uma solicitação de apoio para a recaptura, afirmando que o suporte está sendo providenciado. A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte também está auxiliando nas operações de busca.

A Polícia Federal foi acionada para participar das operações de recaptura dos fugitivos e para conduzir a investigação das responsabilidades no incidente. O secretário André Garcia, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), anunciou que se dirigirá até Mossoró.

Até o momento desta atualização, a Senappen não havia confirmado oficialmente a fuga nem fornecido detalhes adicionais sobre o caso.

No site da Senappen, consta que “desde a sua criação, o Sistema Penitenciário Federal (SPF) é referência de disciplina e procedimento, nunca tendo ocorrido fuga, rebelião ou entrada de materiais ilícitos nas unidades penitenciárias, aplicando-se estritamente a Lei de Execuções Penais (LEP)”.

O sistema foi estabelecido com o propósito de combater o crime organizado, isolando líderes criminosos e presos de alta periculosidade, conforme determinado pelo Ministério da Justiça.

Além de Mossoró, o sistema federal engloba presídios em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília (DF), destinados ao aprisionamento de detentos considerados de alta periculosidade.

Por: G1

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Cavalo com perna quebrada é submetido à eutanásia, em Itaituba

Um cavalo com a perna quebrada, encontrado na 34ª Rua próximo a um lixão no…

1 hora ago

Joelma divulga bloco de DVD gravado no Mangueirão. Vem ver!

A gravação faz parte do DVD Tour Brasil Ao Vivo em Belém | Divulgação/JoelmaO show…

2 horas ago

Tambaquis podem deixar de existir devido a agrotóxicos nos rios e mudanças climáticas, diz pesquisa

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizaram um estudo publicado…

3 horas ago

Motorista de app é ferido, chama a PM e assaltante é preso

Suspeito foi preso pela PM após roubar carro de motorista de aplicativo | ReproduçãoUm homem…

8 horas ago

Operação desarticula falsa universidade no PA que causou prejuízos de R$ 12 milhões a mais de mil pessoas

Uma operação da Polícia Civil (PC) desarticulou uma associação criminosa investigada por criar polos universitários…

8 horas ago

PF combate crimes ambientais – Plantão 24Horas News

A Operação, denominada de Operação “Sonho Distante 3”, ocorreu no município de São Felix do…

10 horas ago

This website uses cookies.