O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), divulgou o calendário de pagamento do licenciamento anual de veículos. Os vencimentos iniciam em março e terminam em novembro. Para ter acesso a data de vencimento do licenciamento, os condutores podem entrar no site do Detran (www.detran.pa.gov.br) e consultar de acordo com o final da placa do veículo.
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ou só licenciamento, como é mais conhecido, deve ser pago anualmente e serve para comprovar se o veículo está em plenas condições de circular pelas vias de trânsito, de acordo com as condições estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O motorista deve estar atento a estas datas, pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens, entre os quais o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além de possíveis multas dos órgãos autuadores, a exemplo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Se houverem essas pendências, o licenciamento não será consumado, mesmo que tenha sido paga a taxa do Detran.
O Detran alerta ainda que em caso de não pagamento do licenciamento na data do vencimento, o proprietário do veículo sofrerá penalidades. “Se o condutor atrasar o licenciamento e for flagrado por um agente de trânsito de qualquer órgão autuador, terá que pagar multa gravíssima no valor de R$ 293,47 e ainda terá sete pontos na carteira. Além disso, o automóvel poderá ficar retido no parque do Detran até a correção de todas as pendências do veículo, conforme determina o CTB”, explica o coordenador de registro de veículos do Detran, Enrique Barbosa.
Para realizar o pagamento do licenciamento, o responsável pelo veículo deve entrar no site do Detran, na aba veículos – licenciamento anual, informar a placa e o Renavam junto com o CPF do proprietário e emitir o Documento de Arrecadação do Estado (DAE), e pagar nos bancos conveniados (Banpará, Banco do Brasil, Bradesco, Basa, Itaú e Santander). O DAE pode ser obtido também por meio de atendimento presencial.
Após o pagamento do licenciamento, que inclui todos os débitos do veículo, os proprietários deverão baixar o documento ou simplesmente imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) também no site do Detran, na opção “Emissão de CRLV-E”, na aba Serviços de Veículos.
Os condutores com o licenciamento de anos anteriores pendentes de pagamento poderão comparecer ao Detran, postos avançados do órgão ou Ciretrans para regularizar a pendência. Nesse caso, é permitido o parcelamento dos débitos via cartão de crédito.
Por: Roma News
Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada nesta terça-feira, 24 de dezembro de 2024, para…
O município de Bragança, no nordeste do Pará, se prepara para receber mais uma edição…
Uma mulher foi flagrada furtando uma camiseta infantil na loja Donabi, localizada na travessa João…
Nesta sexta-feira (13), a tarde foi repleta de alegria com a comunidade, embalada pelas bandas…
Na manhã desta quarta-feira, 25 de dezembro de 2024, duas pessoas morreram afogadas após um…
This website uses cookies.