O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, iniciou nesta quarta-feira (10) campanha de divulgação na unidade da Carta dos Direitos dos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa que será realizada regularmente, busca garantir o conhecimento dos direitos dos pacientes que utilizam os serviços de saúde na instituição.
“É essencial que os pacientes conheçam seus direitos no SUS, para que possamos garantir um atendimento cada vez mais humano, eficaz e de excelência”, afirmou o diretor executivo do hospital, Flávio Marconsini.
A Carta de Direitos dos Usuários do SUS, é um documento que reúne os principais direitos dos pacientes que utilizam o sistema público de saúde. Entre eles, estão o direito ao acesso a serviços de saúde de qualidade, o direito ao atendimento humanizado e o direito a informações claras e completas sobre o seu tratamento.
“Fiquei feliz em saber que o hospital está dando visibilidade aos direitos dos usuários do SUS. É importante que todos o conheçam, para que exijam atendimento de qualidade e respeito. Essa iniciativa deve ser adotada em outros hospitais, pois é uma forma de garantir que o cidadão tenha acesso a serviços de saúde de excelência”, relatou Renata Silva, moradora de Marabá, referenciada para atendimento ortopédico na unidade.
Alan Ferreira, diretor assistencial do hospital, explicou que a ação realizada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU/Ouvidoria), produziu materiais informativos, como folders e adesivos, distribuídos e fixados em pontos de grande circulação da instituição.
“Ao disseminar a iniciativa reafirmamos o compromisso com a qualidade e humanização do atendimento. Acreditamos que, ao conhecer seus direitos, os pacientes exerçam de forma ativa o protagonismo no processo de cuidado em saúde”, enfatizou.
Flávia Fernandes, coordenadora do SAU na unidade, explicou que os princípios dos direitos dos usuário do SUS, são essenciais para garantir a satisfação dos usuários.
“No último mês de dezembro, alcançamos um índice de 97% de satisfação entre usuários, resultado da transparência, respeito, atendimento humanizado e excelência na assistência, valores fundamentais para os direitos dos usuários do SUS”, explicou.
A profissional ainda destacou que a unidade oferece canais de ouvidoria para os usuários, incluindo caixas de sugestões distribuídas em corredores estratégicos, e-mails, telefones e atendimento presencial na sala da ouvidoria, com garantia de sigilo e confidencialidade para todos que utilizam esses recursos.
Perfil: O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de um milhão de pessoas, em 22 municípios da região.
Fonte: Plantão 24horas News – Ascom/HRSP
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