Prefeito Valmir Climaco e autoridades visitam obras de dragagem no canal do Rio Tapajós

A estiagem prolongada que atingiu a Amazônia no último verão foi reconhecida como a maior seca dos últimos cem anos, e foi decisiva para a execução de uma obra que vinha sendo estudada há décadas, o aprofundamento do canal do rio Tapajós, por onde é feita a travessia entre Itaituba x Miritituba.

O fundo do rio é irregular e, em alguns pontos, chega a ficar com menos de dois metros e meio, o que dificulta a navegação. Devido à estiagem, até mesmo o transporte de grãos pelas barcaças foi reduzida em mais de 70%, forçando as empresas a estenderem a viagem até os portos de Santarém, no oeste do Pará.

O deputado José Priante foi o articulador do projeto junto ao governo Federal através do Departamento de Infraestrutura de Transporte, o DNIT. Durante a visita ao ponto em que está sendo executada a dragagem, o deputado solicitou à empresa contratada que agilize o trabalho para evitar contratempo, devido à subida acelerada do rio Tapajós.

Draga trabalhando 24h por dia. Foto: Weslen Reis/Plantão

A visita foi acompanhada do superintendente do DNIT no Estado, que falou da importância do rio Tapajós para o maior corredor logístico da região Norte, e que este serviço será de grande importância para região.

Segundo a empresa RP Dragagem, o projeto prevê o aprofundamento do rio por uma extensão de três mil metros quadrados, em um espaço de 200 por mil e quinhentos metros.

Draga trabalhando 24h por dia. Foto: Weslen Reis/Plantão

O equipamento trabalha vinte horas por dia, com produção de 400 metros cúbicos por hora, com a meta de retirar 1 milhão e 600 mil metros cúbicos de areia.

Ainda de acordo com a empresa, devido à movimentação incessante na geografia do rio, é possível que seja necessária uma nova dragagem em um tempo ainda não estimado.

Autoridades que visitaram às obras da dragagem. Foto: Weslen Reis/Plantão

A obra ainda não teve o seu valor total divulgado, mas o recurso do orçamento da União, foi alocado pelo deputado Priante, que, mesmo em recesso, veio acompanhar o andamento do projeto.

O prefeito Valmir Climaco foi quem presidiu a visita, acompanhado do secretário de Governo Diego Mota e do vice-prefeito Nicodemos Aguiar.

Durante a visita, o superintendente do DNIT Daniel Benitah, ainda comentou a preocupação do Ministério dos Transportes em relação aos trechos da rodovia Transamazônica que ainda estão em leito natural, entre os municípios de Itaituba, Rurópolis e Jacareacanga.

Fonte: Plantão 24horas News  – Repórter Mauro Torres

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Santa Rosa fecha com ex-técnico do Paysandu para o Parazão

Treinador Pedro Chaves terá a primeira experiência na elite do Parazão | Jorge Luís Totti/PaysanduO…

3 horas ago

Polícia Civil de Castelo de Sonhos cumpre mandado de prisão em Paranaíta-MT

No último dia 19 de dezembro de 2024, por volta das 18h50, na zona rural…

4 horas ago

Homem morre esfaqueado por vizinho em Tailândia

Um homem identificado com José Orlando, de 31 anos, foi morto com um golpe de…

7 horas ago

Documentário de dança paraense é lançado neste domingo (15)

Será lançado neste domingo (15), o documentário "Dançando Além das Fronteiras", o primeiro documentário de…

8 horas ago

Acidente na BR-230 Envolve Caminhonete e Cavalo

Na madrugada deste domingo, 22 de dezembro de 2024, ocorreu um acidente envolvendo um animal…

9 horas ago

This website uses cookies.