Categories: MarabáNotícias

Macacos extintos há mais de 200 anos retornam à Ilha em SC


Cerca de 260 anos depois do último registro conhecido, o bugio-ruivo (Alouatta guariba) retorna às florestas de Florianópolis. | Foto: Daniel de Granville/Silvestres-SC

O bugio-ruivo, bugio-marrom ou simplesmente bugio é uma espécie de primata que habita o leste e sudeste do Brasil e a província de Misiones na Argentina. Os primatas que estavam extintos há cerca de 260 anos. Agora, eles estão de volta às florestas da Ilha de Santa Catarina.

A soltura dos bugios em Florianópolis, iniciativa da ONG Instituto Espaço Silvestre por meio do Programa Silvestres SC, contou com o apoio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e ocorreu na última quinta-feira (11), no Parque Estadual do Rio Vermelho.

Conteúdos relacionados:

Os animais estavam no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres de Santa Catarina (Cetras) e passaram por um processo de reabilitação ao longo de quatro anos para estarem aptos a iniciar o processo de soltura.

O objetivo maior é que os bugios restabeleçam uma população na ilha e recupere as interações ecológicas perdidas com a extinção do primata no local.

“É um momento muito importante para o IMA. Durante todo o tempo em que os animais estiveram em reabilitação no Cetras, que foram longos quatro anos, o objetivo sempre foi viabilizar a soltura, e graças a parceria do IMA com o Instituto Espaço Silvestres e o Projeto Silvestres SC, esse momento chegou e nos emociona muito, pensar que o bugio fará novamente parte da nossa fauna e poderá viver livremente na natureza, é muito gratificante”, comentou a diretora de Biodiversidade e Florestas do IMA, Sabrina Nunes Cataneo Maestri.

Estima-se que os bugios-ruivos (Alouatta guariba), nativos da Mata Atlântica, foram extintos na Ilha catarinense há cerca de 260 anos, quando foi feito o último registro conhecido da espécie na ilha.

Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Antes de voltar à floresta, o bugios passaram por exames clínicos e veterinários e aprenderam habilidades para sobreviver na natureza. Além disso, os macacos foram vacinados contra a febre amarela, doença letal para os bugios.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Falso pai-de-santo é preso no Pará após estuprar mulheres e pôr a culpa em ‘Zé Pilintra’

Um homem de 51 anos que se dizia pai-de-santo foi preso pela Polícia Civil nesta…

3 minutos ago

EETEPA Itaituba Celebra Formatura em Diversas Áreas Técnicas

Os estudantes da Escola de Ensino Técnico (EETEPA) Itaituba, no sudoeste do Pará, celebraram a…

1 hora ago

Boletim revela causa da internação de filho de Viih Tube

Viih Tube com os filhos, Ravi e Lua | Foto: Reprodução/Redes SociaisA influenciadora Viih Tube…

4 horas ago

Tailândia: Chef Pâtisserie Bruna Garcia eleva patamar da Adega Tai para excelência em confeitaria

A Adega Tai, conhecida por ser uma referência em qualidade e inovação em Tailândia, nordeste…

5 horas ago

Resgate Emocionante: Cadelinha é Salva de Poço no Bairro Boa Esperança

Uma cena de cortar o coração: uma cadelinha presa no fundo de um poço suplicava…

6 horas ago

PGR se manifestou pela prisão do general Walter Braga Netto

Paulo Gonet esclareceu que a prisão preventiva de Braga Netto seria uma medida capaz de…

10 horas ago

This website uses cookies.