Hospital Regional do Sudeste do Pará proporciona conforto a bebês prematuros com polvinhos de crochê na UTI Neonatal

Bebês prematuros internados na UTI Neonatal do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, recebem uma ajuda especial para se sentirem mais confortáveis e seguros: polvinhos de crochê que remetem ao útero da mãe.

Os oito tentáculos dos polvos lembram o cordão umbilical, proporcionando aos bebês uma sensação de segurança e conforto. Além disso, os polvinhos são feitos com materiais macios e antialérgicos, que ajudam a reduzir a tensão e inquietação dos bebês.

Lucilene Andrade, há 25 dias acompanha o filho, Vitor Daniel, internado na UTI Neonatal. Durante esse tempo o prematuro tem companhia especial, os polvinhos de crochê do Projeto Aconchego. “O Vitor adora o polvo dele, fica agarradinho nele o tempo todo. Acho que ajuda ele a se sentir mais seguro e confortado”, diz Lucineide.

A médica Daiana Rodrigues de Oliveira, diretora técnica do Hospital, explicou alguns benefícios do projeto para os prematuros. “Os polvinhos ajudam a acalmar os bebês, reduzindo a frequência cardíaca e respiratória. Além disso, ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, contribuindo para o ganho de peso e desenvolvimento do bebês”.

A médica destacou ainda que o uso dos polvinhos não apenas humaniza o atendimento aos prematuros, mas também desempenha papel importante na mitigação de casos de ansiedade e depressão no futuro. “Essa abordagem reforça nosso compromisso com o bem-estar das crianças, especialmente dos bebês prematuros, e de suas famílias”, destacou.

Corrente do Bem

O Projeto Aconchego, realizado no Regional de Marabá, visa proporcionar amparo e ternura aos bebês internados na instituição. A iniciativa é possível graças à colaboração de voluntários artesãos, que produzem polvinhos de crochê com fios macios e coloridos.

Daiane Uszynski, analista de Humanização da instituição, expressou satisfação com a iniciativa. “Estamos orgulhosos do sucesso do projeto, os polvinhos além de efetivo no plano terapêutico, representam um presente repleto de amor e carinho aos bebês prematuros e suas famílias. Queremos expressar nossa sincera gratidão aos voluntários que desempenham um papel fundamental nessa corrente do bem”, destacou.

A artesã Crisnee Pessoa, voluntária do hospital, enfatizou a importância de participar da ação nobre. “É gratificante contribuir com o bem-estar desses bebês. Quando vejo as famílias felizes e os bebês confortáveis com os polvinhos, me sinto realizada. Agradeço a oportunidade de participar do projeto, e convido a todos que se interessarem e se voluntariarem também”, relatou.

Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará, é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade é a única da região a dispor de UTIs exclusivas para recém-nascidos e crianças, com nove leitos de UTI Neonatal, nove de UTI Pediátrica, e 11 leitos de enfermaria de cuidados intermediários pediátricos.A instituição é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.

Fonte: Plantão 24horas News – Ascom/Hrsp

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou nesta quarta-feira (10) que o salário mínimo será…

38 minutos ago

CNI projeta crescimento do PIB de 1,8% em 2026

Após crescer 2,5% em 2025, a economia brasileira deve avançar 1,8% em 2026, segundo projeção…

12 horas ago

Inflação da comida em casa cai 0,2% em novembro, sexto recuo seguido

O preço dos alimentos consumidos em casa recuou 0,2% em novembro. Esse resultado é a…

23 horas ago

Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi com restrições

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (10), com restrições, a fusão…

1 dia ago

Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira

Depois de semanas de assembleias em todo o país, trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram a…

2 dias ago

Preço da hospedagem em Belém quase triplicou em novembro, diz IBGE

O preço da hospedagem na região metropolitana de Belém subiu 178,93% no mês de novembro.…

2 dias ago

This website uses cookies.