A contagem regressiva para o pré-carnaval de Belém já agita foliões e blocos, que vão se dividir entre a Cidade Velha e o Circuito Marine, no Guamá, além de um novo trajeto este ano, o Circuito do Porto, no Porto Futuro. Até o final deste mês, pelo menos sete blocos vão aquecer a energia dos foliões, com a presença de grandes nomes nacionais do carnaval, como Ricardo Chaves, É o Tchan e Timbalada, Bell Marques e Durval Lelys.
Com 29 anos, o bloco Kalango é um dos mais tradicionais na cidade, mas este ano estreia o Circuito Porto Folia, no próximo sábado, 13, a partir das 16h. “O Kalango, este ano, terá dois momentos, voltando aos moldes do pré-carnaval da Cidade Velha: bloquinho primeiro na rua, aberto ao público e brincantes, com um trio elétrico saindo das proximidades do Ver-o-Rio, e fazendo um percurso [pela avenida Marechal Hermes] até o estacionamento do Porto Futuro, onde acontece o Porto Folia, com os shows no palco, a parte privada do evento”, antecipa Carlinhos Belo, sócio fundador do bloco.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Em quase 30 anos de história, o Kalango sempre teve como artista principal o cantor Ricardo Chaves, considerado o rei dos trios, e que retorna este ano, mas sempre tendo a participação de outros artistas de expressão nacional e regional, como Saulo Fernandes, Jeff Moraes, Chiclete com Banana, Nosso Tom, Thiago Martins, Jammil, É o Tchan e Olodum, entre outros. Na edição 2024, o bloco trará Tuca Fernandes (ex-Jammil) e o ex-Timbalada Ninha Gogó de Ouro.
“O Kalango caminha para 29 anos de existência e o motivo para comemorar é estar na ativa, ‘vivo’, acontecendo. O bloco tem uma tradição de rua e, como surgiu a oportunidade, resolvemos partir para essa opção. O local antigo era maravilhoso, mas nosso público pede bloquinho na rua também”, pontuou Carlinhos. A banda paraense Nosso Tom é quem vai comandar os foliões no percurso na rua.
Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp
Também no dia 13, a partir das 16h, tem o bloco Amor de Carnaval, no Açaí Biruta, com as atrações Fica Comigo, Just Mike, Nosso Tom, Baladeros e Alisson Muniz.
E no domingo, 14, no novo Circuito Porto Folia, tem um dos blocos mais queridos do pré-carnaval de Belém, o Axé Pra Recordar, com o cantor Tatau, ex-Araketu, que retorna à Belém como atração principal do bloco, que terá ainda Mizerê e Toninho Santos & banda, além de Patrícia Gomes (ex-Timbalada).
O bloco é reconhecido por trazer grandes nomes da música baiana. “Este ano, o bloco está completando oito anos. Então, para a gente é um motivo de muita comemoração, ver que fomos um dos primeiros a resgatar isso na nossa cidade. Fizemos parte diretamente do crescimento do pré-carnaval. Belém virou referência no pré-carnaval, a gente consegue trazer até turistas do Brasil todo para participar, tanto na Cidade Velha quanto nos circuitos fechados. Porém, esse ano, a gente traz essa novidade, um circuito novo”, falou Jean Machado, diretor do Axé Pra Recordar.
Como o próprio nome do bloco já sugere, o Axé Pra Recordar destaca os clássicos da música baiana. “Este ano estamos trazendo o cantor Tatau, ex-Araketu, e a Patrícia Gomes, ex-Timbalada, como atrações nacionais, dentro da temática do bloco que é resgatar muito o axé dos anos 1990, que foi o boom desse movimento no país e até no mundo”, pontuou Jean.
Quem puxa o trio na rua é Toninho Santos & banda, além de colocar no palco as bandas Mizerê e Pirô, valorizando também as atrações locais. “São atrações que fomentam [a axé music] o ano inteiro. Então, nada mais justo do que colocá-los no grande evento do calendário. A gente traz o Toninho Santos & banda, que tem mais de 25 anos de carreira, domina bem e com muita maestria. Tem ainda o DJ Silvinho, da aparelhagem Carabao, com um repertório diferente, mas dentro da temática do bloco, os antigos carnavais. O Axé pra Recordar está cheio de novidade”, acrescentou Jean.