Servidor da Funai é baleado em emboscada a agentes que atuam na retirada de invasores em terra indígena no PA

Uma equipe da força-tarefa responsável pela retirada de invasores na Terra Indígena Apyterewa, no sul do Pará, sofreu uma emboscada na noite desta segunda-feira (4). Um servidor da Funai foi baleado e passa por avaliação médica.

O ataque ocorreu entre 19h a 20h desta segunda. Os suspeitos fugiram e até o momento ninguém foi preso.

Os agentes retornavam de uma atividade quando foram surpreendidos por disparos de arma de fogo em três pontos diferentes. Duas viaturas da PRF foram atingidas com diversos tiros.

Os suspeitos estão escondidos em três pontos diferentes. — Foto: Divulgação

O servidor da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) foi atingido no tornozelo e precisou ser encaminhado para avaliação médica.

A equipe de reportagem  solicitou mais informações à Secretaria-Geral da Presidência da República, responsável pela organização da operação e aguarda retorno.

Terra sob ameaça

A TI Apyterewa teve o maior desmatamento do país por 4 anos consecutivos e perdeu área maior do que Fortaleza. Imagens de satélite mostram a devastação entre 2020 e 2022 e foram expostas em estudo do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Imagens de satélite mostram destruição de floresta entre 2020 e 2022 dentro da Terra Indígena Apyterewa no Pará. — Foto: Reprodução / Imazon

A área de preservação indígena foi homologada por decreto em 2007, reservando 773 mil hectares ao povo Parakanã. O território fica dentro do município de São Félix do Xingu, no sudeste do Pará.

Histórico

O governo informou que a “presença de estranhos no território indígena ameaça a integridade dos indígenas e causa outros danos como a destruição das florestas”. A TI Apyterewa está no topo da lista de desmatamento entre as áreas reservada a indígenas no Brasil.

As apurações de órgãos como o Ministério Público Federal (MPF) apontam que algumas dessas famílias estão envolvidas em atividades ilegais, como criação de gado e garimpo, além de destruição da vegetação nativa.

Fonte: G1 – PFPA

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Salinas: passarela da praia do Maçarico está 95% concluída

Salinópolis é uma das cidades turísticas mais visitadas no nordeste do Pará. Composta por extensas…

1 hora ago

Prefeito Valmir Climaco Entrega Equipamentos e Anuncia Rateio do Fundeb Antes de Passar a Faixa

Cinco dias antes de passar a faixa de chefe do Executivo para o seu sucessor,…

4 horas ago

DNA da Peste Negra é achado em múmia egípcia de 3.300 anos

A Peste Negra, também conhecida como peste bubônica, foi uma epidemia devastadora que assolou a…

7 horas ago

Polícia Militar Detém Suspeito de Arrombamento em Itaituba

Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada por volta das 05h20 deste sábado, 28 de…

9 horas ago

Criança cai do 4º andar de residencial em Belém

Residencial Quinta dos Paricás | ReproduçãoUma criança de 1 ano e 10 meses ficou ferida…

13 horas ago

This website uses cookies.