O Norte no centro do mapa. Com mais de 700 artistas em três dias de shows, 36 atrações musicais gratuitas e ocupação inédita da Cidade Velha com quatro palcos, o Festival Psica entra em cena a partir desta sexta-feira (15). Na programação, lambada, samba, as aparelhagens Ouro Negro e Rubi, e o canto-oração de Mateus Aleluia: uma verdadeira virada cultural no coração histórico de Belém.
Os palcos ficam situados no Píer da Casa das 11 Janelas, Praça Frei Caetano Brandão, Praça do Carmo e na Praça do Relógio: uma mega-estrutura com shows à céu aberto. Tudo de graça. Nos dias 16 e 17, a festa continua no Mangueirão, com entrada mediante compra de ingresso. No headline, ninguém menos que as lendas Jorge Ben Jor e Alcione.
“Vai ser muito maluco. Vai ser incrível! São, na verdade, dois festivais paralelos: um na Cidade Velha e um no Mangueirão. É a maior edição do Psica. Nunca foi realizado nada parecido em proporção na Cidade Velha. Somos um festival que valoriza a cultura local, então nossos artistas estão ali, nossa riqueza sonora, nossa diversidade. E também trazemos artistas de renome nacional e internacional, como é o caso do Mateus Aleluia, Jorge Ben e Alcione. E esses nomes aparecem em destaque na mesma proporção que artistas daqui, como Gaby Amarantos, Viviane Batidão, e as aparelhagens Crocodilo e Carabao. Isso coloca nossa cultura em destaque no Brasil”, celebra Jeft Dias, diretor do Psica.
No centro histórico, a noite começa com um cortejo movido à cultura popular amazônida a partir de 18h. A concentração inicia às 16h30, no Açaí Biruta. São cerca de cem brincantes, entre batuqueiros, baianas, representantes das tradições de matriz africana, grupos parafolclóricos, atores e carnavalescos.
“O cortejo esse ano tem o nome de Cortejo Encantado. A ideia é trazer o máximo de artistas iniciantes da cena cultural do Pará. Vamos levantar bandeiras, como uma referência às tradições afro amazônicas, saudando as “mulheridades” da Amazônia. O cortejo é o abre-caminhos em busca de boas energias e afirmação de compromisso com o nosso território, com o lugar da onde falamos”, diz Bruna Suellen, pesquisadora e artista, coordenadora do cortejo.
A programação de shows traz a potência dos tambores da banda afro Axé Dudu e a ancestralidade de Kaê Guajajara, cantora, compositora, atriz e ativista indígena. Os mestres Aldo Sena, Curica e Solano se encontram com o Clube da Guitarrada no palco Rio Voador. A noite traz ainda um show inédito da Amazônia Jazz Band, Orquestra Som de Pau Oco, e mestres e mestras da cultura popular. Flor de Mururé, artista do carimbó urbano, também se apresentam na noite de abertura. E pra quem é de dança, uma overdose de ritmo com Lambada Social Clube, o samba do Fé no Batuque, Bando Mastodontes, e as aparelhagens Ouro Negro e Lendário Rubi.
Colocando Belém do Pará na rota dos festivais independentes do Brasil, o Psica 2023 reúne grandes nomes da música brasileira e representantes da cultura preta no destaque da programação, que traz Jorge Ben Jor, Alcione, que fará show inédito com participação de Mc Tha, e o canto-oração de Mateus Aleluia. A identidade regional, explorando a periferia preta da Amazônia, também é marca do evento, trazendo diversos mestres da cultura paraense e grandes aparelhagens de tecnobrega. Os ingressos já estão disponíveis pelo site. A programação será realizada de 15 a 17 de dezembro, com o primeiro dia gratuito na Cidade Velha e dois dias com ingressos no Mangueirão.
Quer saber mais notícias de entretenimento? Acesse o nosso canal no WhatsApp
O Festival Psica 2023 tem patrocínio máster da Petrobras e do Nubank, através da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet e Governo Federal – União e Reconstrução, por meio do Ministério da Cultura, a Cerveja Oficial é a Budweiser e tem patrocínio de Beats através da Lei de Incentivo à Cultura Semear e da Fundação Cultural do Pará. E ainda tem apoio da Kenner, White Horse, da Secretaria de Cultura do Estado do Pará e da Fundação Cultural de Belém.
Festival Psica 2023: ingressos estão disponíveis em http://festivalpsica.byinti.com. A programação será realizada de 15 a 17 de dezembro, com o primeiro dia gratuito na Cidade Velha e dois dias com ingressos no Mangueirão.
Craque se emocionou ao saber que antepassados pertenciam à tribo Tikar | Foto: André Frutuôso/CBFAs…
O homicídio aconteceu início da madrugada deste sábado, 23 de novembro de 2024. A vítima,…
Uma adolescente de 12 anos foi estuprada na manhã desta quinta, 21, enquanto aguardava o…
Lucas Lima pode estar a um passo de perder o apartamento que comprou em Campinas,…
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19/11) a Operação Ouro Negro, para combate de garimpos…
Uma loja de variedades localizada no centro de Tailândia, nordeste do Pará, está contratando profissionais…
This website uses cookies.