Oito investigados por criar perfis falsos e aplicar golpes do “falso parente” são presos pela PC

Oito pessoas foram presas pelo envolvimento de crimes patrimoniais por meio de perfis falsos criados em aplicativo de conversas. A operação “Ludibrio”, que teve início na última sexta-feira (08), foi coordenada pela Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernético (DECCC), com objetivo de cumprir 30 ordens judiciais contra suspeitos de envolvimento nos crimes de estelionato mediante fraude eletrônica e associação criminosa. A associação criminosa era atuante nos Estados de Mato Grosso e Goiás. 

A delegada Vanessa Lee informou que a modalidade investigada pela PCPA é conhecida por “golpes do falso parente”, que acontece quando os criminosos assumem identidades falsas para pedir dinheiro via PIX.

“A associação criminosa, com atuação interestadual, fazia uso de um aplicativo de conversas e se passava por parentes ou pessoas próximas das vítimas, solicitando transferências financeiras, via PIX, no golpe conhecido como ‘falso parente’. A investigação identificou que entre os meses de março a julho de 2022 um grupo criminoso estava fazendo vítimas no Estado do Pará, cujo prejuízo financeiro girou em torno de R$ 95 mil”, contou a diretora da DECCC.

De acordo com o delegado-geral Walter Resende, além das ordens judiciais de prisão e busca e apreensão, foi determinado judicialmente o bloqueio de valores identificados durante as investigações como suspeitos. “A integração com a PCRJ também foi importante para nossas investigações, pois a associação criminosa fez vítimas por estelionato na região, todos com o mesmo perfil. Outras diligências serão realizadas para localizar e prender outros investigados”, disse o gestor.

Os trabalhos investigativos encerrados na terça-feira (12), para cumprir 14 de mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão domiciliar, foram expedidas pelo Poder Judiciário do Pará (TJPA), tiveram atuação efetiva de servidores da Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais Praticados Por Meios Cibernéticos (DCCEP), vinculada a (DECCC), com apoio operacional das Polícias Civis dos Estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT) e Paraíba (PB).

A ação é resultado do compromisso da Polícia Civil do Estado do Pará que, por meio de integração e cooperação com outras polícias, busca avançar e combater crimes patrimoniais praticados no ambiente cibernético, identificando grupos envolvidos nessas práticas criminosas em outras unidades federativas.

Por: O liberal

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Homem é detido suspeito de invasão e furto em estabelecimento de Itaituba

Um homem foi detido suspeito de invadir e furtar um estabelecimento no centro comercial de Itaituba, sudoeste do Pará. A…

3 horas ago

Rua principal do Cidade de Deus passa por trabalhos para receber asfalto

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out…

4 horas ago

Última chance! Prefeitura do Pará inscreve até domingo (23)

Para quem busca uma oportunidade no serviço público, estão abertas 1.800 vagas para provimento de…

5 horas ago

Ministro confirma exoneração de diretor envolvido no leilão do arroz

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, confirmou, nesta terça-feira (25), que…

6 horas ago

STF define limite de 40 gramas de maconha para diferenciar usuário de traficante

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por maioria, nesta quarta-feira, (26) definir um limite de…

8 horas ago

Transplante de córneas terá ampliação na aprimoração dos serviços, no Pará

Em razão do exponencial aumento de mais de 200% nas doações dos tecidos oculares e…

9 horas ago

This website uses cookies.