Categories: MarabáNotícias

O que é sal-gema? Saiba o que pode causar tragédia em Maceió

A mineração de sal-gema está no centro de uma crise em Maceió, com o solo de cinco bairros cedendo a uma taxa alarmante de 62 centímetros por dia, alertou a Defesa Civil da cidade. Uma das minas da petroquímica Braskem enfrenta instabilidade, aumentando o temor de um colapso que poderia resultar na aceleração do afundamento do solo e no surgimento de uma cratera monumental na região.

O sal-gema, composto principalmente por cloreto de sódio – a mesma substância encontrada no sal de cozinha -, é extraído de jazidas subterrâneas formadas ao longo de milhares de anos pela evaporação de porções do oceano. Diferentemente do sal de cozinha, que vem do mar, o sal-gema é explorado em grandes quantidades para uso na indústria química, especialmente na produção de soda cáustica e policloreto de vinila (PVC).

CONTEÚDO RELACIONADO

A extração do sal-gema em Maceió teve início em 1976, voltada para a produção de dicloroetano pela então Salgema Indústrias Químicas S/A, que mais tarde se tornaria a Braskem. Segundo a empresa, o método de extração envolvia a injeção de água nas camadas de sal, gerando salmoura. Esta solução era removida das minas, enquanto os poços eram preenchidos com líquido para manter a estabilidade do solo. No entanto, ocorreu um vazamento de líquido nas minas da Braskem, desencadeando a instabilidade.

Quer saber mais notícias nacionais? Acesse nosso canal no WhatsApp.

João Carlos Rocha Gré, professor de Geologia da UFSC, compara o subsolo das minas a um “formigueiro”, onde galerias são cavadas, e o espaço vazio resultante pode se adensar ao longo do tempo. Ele destaca que a extração normalmente considera estudos sobre a possibilidade de construções na superfície, pois o peso da urbanização pode causar o abatimento do solo.

Área de exploração de sal-gema da Braskem, em Maceió. |Reprodução/Braskem

“A linha subterrânea vai formando um espaço vazio: se cava um poço e a partir daí vão sendo feitas galerias. Depois passa o maquinário. Com o tempo, vai se adensando o espaço vazio”, explica o especialista.

No entanto, o crescimento urbano desde a construção das minas pode ter contribuído para a crise atual. “Os prédios têm um peso. Muitas vezes, a espessura do solo não aguenta e se abate”, observa Gré, lembrando que Maceió possui 35 minas na área urbana, que operaram até 2019.

A situação aumenta a preocupação com a segurança e a estabilidade do solo, enquanto as autoridades buscam soluções para evitar possíveis desastres.

LINHA DO TEMPO

  • – Em 2018, as minas em Maceió começaram a causar rachaduras em imóveis e vias públicas
  • – Cinco bairros foram afetados pela instabilidade do solo e 14 mil imóveis tiveram que ser desocupados
  • – 55 mil pessoas foram atingidas pelo problema e muitas tiveram que deixar suas casas
  • – O bairro Mutange, onde fica a mina em risco de colapso, foi totalmente evacuado
  • – Outros bairros próximos (Bom Parto, Bebedouro e Pinheiro) também foram parcialmente evacuados
  • – Um hospital teve que transferir todos os seus pacientes para outro local
  • – A Braskem, empresa responsável pela mina, disse que está monitorando a situação e tomando medidas para minimizar os impactos.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Homem é morto a tiros na Comunidade Ponte Preta; polícia investiga o caso

Por volta das 22h00, a guarnição foi acionada para uma diligência em conjunto com a…

1 hora ago

Paysandu será julgado por mau comportamento da torcida

Paysandu corre risco de perder mando de campo em julgamento no STJD | Jorge Luis…

2 horas ago

VÍDEO: motorista deixa carro segundos antes do veículo ser ‘esmagado’ por ônibus

Na tarde da última quarta-feira (26), um motorista escapou por um triz de ser atingido em cheio…

2 horas ago

Homem é detido suspeito de invasão e furto em estabelecimento de Itaituba

Um homem foi detido suspeito de invadir e furtar um estabelecimento no centro comercial de Itaituba, sudoeste do Pará. A…

6 horas ago

Rua principal do Cidade de Deus passa por trabalhos para receber asfalto

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out…

7 horas ago

Última chance! Prefeitura do Pará inscreve até domingo (23)

Para quem busca uma oportunidade no serviço público, estão abertas 1.800 vagas para provimento de…

8 horas ago

This website uses cookies.