Celular Seguro: Governo libera aplicativo que notifica roubos, perdas e furtos de celulares

O Governo Federal liberou nesta terça-feira (19) o aplicativo Celular Seguro, que permite o bloqueio de aparelhos por roubos, perdas e furtos. A ferramenta também notifica bancos e operadoras de telefonia sobre o ocorrido, para que as contas e linhas sejam bloqueadas. O aplicativo já está disponível para Android, iPhone (iOS) e navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge através deste link.

O Celular Seguro é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Zetta, associação que representa empresas de serviços financeiros digitais, como Nubank, Mercado Pago e Ifood. A ferramenta tem como objetivo reduzir o número de roubos e furtos de celulares no Brasil.

Para usar o Celular Seguro, é preciso baixar o aplicativo nas lojas Google Play ou App Store e fazer o login com os dados do gov.br. Em seguida, o usuário deve cadastrar os telefones que deseja proteger, bem como contatos de confiança que poderão registrar ocorrências em seu nome.

Em caso de roubo, furto ou perda, o usuário ou um contato de confiança deve abrir uma ocorrência no aplicativo. O sistema enviará um comunicado às instituições parceiras do governo, que poderão tomar as medidas necessárias para bloquear o aparelho e as contas bancárias vinculadas a ele.

Como usar o Celular Seguro

Instalação e cadastro

  1. Baixe o aplicativo Celular Seguro na Google Play (Android) ou na App Store (iPhone).
  2. Clique no botão “entrar com gov.br” e você será redirecionado para a página inicial do gov.br, onde poderá fazer o login utilizando seu CPF e senha.
  3. Na página seguinte, leia e aceite os termos de uso.

Cadastro de pessoa e aparelho

  1. Após realizar o login, o usuário será apresentado a uma tela inicial com três opções de navegação: “pessoas de confiança”, “registrar telefone” e “registrar ocorrência”.
  2. Ao clicar em “pessoas de confiança”, é possível cadastrar alguém que eventualmente pode registrar uma ocorrência de perda, roubo ou furto por você. Informe os dados da pessoa e prossiga.
  3. Em seguida, clique na opção “registrar telefone”. Não existe limite de quantidade de dispositivos, mas a linha deve estar no CPF de quem cadastrou o aparelho. Preencha formulário com as informações do celular.

O que fazer se o celular for roubado, furtado ou perdido

  1. Em caso de perda, roubo ou furto, você ou uma pessoa de confiança poderá registrar uma ocorrência. É possível fazer isso por meio do site (https://celularseguro.mj.gov.br/) ou do app.
  2. Informe se a ocorrência ocorreu no seu telefone ou se é uma pessoa de confiança.
  3. Descreva quando, onde e como ocorreu o problema.
  4. Após concluir, um número de protocolo será gerado. Guarde esse código para outros atendimentos.

Por: O liberal

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Lucas Lima acumula dívida e pode perder apartamento

Lucas Lima pode estar a um passo de perder o apartamento que comprou em Campinas,…

2 horas ago

Polícia Federal encerra atividades de garimpos ilegais em São Felix do Xingu

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19/11) a Operação Ouro Negro, para combate de garimpos…

2 horas ago

Vaga de emprego: loja contrata repositora e operadora de caixa em Tailândia

Uma loja de variedades localizada no centro de Tailândia, nordeste do Pará, está contratando profissionais…

2 horas ago

Vai viajar e não sabe o que fazer com seu PET? Saiba se é possível levar animais no ônibus

Com o fim de ano se aproximando, muitas pessoas já começam a se preparar para…

7 horas ago

Ladrões invadem museu e levam joias consideradas ‘tesouro nacional’ francês

Cerca de quatro ladrões armados entraram em um museu na França e roubaram joias consideradas tesouro nacional, avaliadas…

7 horas ago

This website uses cookies.