Banco Central anuncia que Pix automático estará disponível em outubro de 2024

O Banco Central (BC) anunciou, nesta quinta-feira (7), que o Pix automático, começará a operar em 28 de outubro de 2024, em todos os bancos do país. 

O Pix automático permitirá o pagamento de despesas que o cliente já sabe que terá, como contas mensais junto a empresas. Poderá ser utilizado, por exemplo, para pagar contas de água e luz, escolas e faculdades, academias, condomínios e parcelamento de empréstimos. 

O pagamento automático já ocorre, no país, por meio do débito automático, mas, para o BC, o Pix automático alcançará mais pessoas.

Ângelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, explica que as empresas precisam ter convênios com cada banco para poder ofertar o débito automático. Assim, as empresas costumam fechar o acordo com os bancos maiores e clientes de instituições menores ficam sem a opção da modalidade. No Pix automático, a empresa não precisará ter um convênio com cada banco: bastará um único acordo com um banco que esteja ofertando a modalidade. Dessa forma, a empresa poderá ofertar o Pix automático a qualquer pessoa que usa o Pix, independente do banco em que têm conta. 

“Todos os usuários de todas as instituições do Pix estarão aptos a usar o Pix automático, abre possibilidade para que instituições pequenas entrem nesse mercado”, explicou Duarte.

Tarifas

Para pessoas físicas, o Pix automático não terá cobrança de tarifa. Já para empresas que vão ofertar a modalidade, dependerá do acordo entre as partes. 

Com vai funcionar

Haverá duas opções para concretizar a operação. Em uma delas, a pessoa física deverá manifestar à empresa que deseja pagar via Pix automático. A empresa, então, enviará a proposta ao cliente, que deverá autorizar o pagamento. Será possível ainda que a empresa envie a fatura do mês com a opção de pagamento por Pix automático. O cliente, ao pagar a conta via QR Code, poderá confirmar se quer ou não aderir à modalidade.

Pix agendado recorrente

A partir de outubro de 2024, uma outra modalidade de Pix também se tornará obrigatória: o Pix agendado recorrente. Atualmente, alguns bancos já oferecem essa opção aos clientes, mas é facultativo. 

O Pix agendado recorrente pode ser usado para, por exemplo, mesadas, doações, aluguel entre pessoas físicas e prestação de serviços recorrentes, como de diarista ou terapeuta. 

Segundo Carlos Eduardo Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix, a diferença entre Pix automático e Pix agendado é que o primeiro só pode ser feito para pessoas jurídicas. Já o segundo pode ser utilizado entre pessoas físicas.

Por: O liberal

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Casal morre carbonizado após colisão entre carro de passeio e caminhão na PA-124

Um casal morreu após o carro em que estavam se envolver em um acidente de trânsito…

4 horas ago

Jornalista da Globo anuncia que enfrenta doença dolorosa

A herpes-zóster, conhecida popularmente como “cobreiro”, é uma doença viral que causa erupções cutâneas dolorosas.…

6 horas ago

MDIC habilita mais 14 empresas em programa de mobilidade verde

Anunciado no fim do ano passado, o Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover) tem…

6 horas ago

Saúde envia profissionais, medicamentos e insumos ao RS

A pasta vai instalar ainda um Centro de Operações de Emergência (COE) para eventos naturais…

11 horas ago

Governo Federal adia provas do Concurso Nacional Unificado

A expectativa de milhões de brasileiros pela realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU),…

17 horas ago

14º GBM: Bombeiros de Tailândia passam por Curso Básico de Proteção e Defesa Civil

Militares do 14º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), com sede em Tailândia, nordeste do Pará,…

17 horas ago

This website uses cookies.