Categories: MarabáNotícias

Vini Jr fala sobre a importância do Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado nesta segunda-feira (20). A data, que faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1965, celebra e relembra a luta dos negros contra a opressão no Brasil.

Para lembrar a importância da data, o atacante Vinicius Junior falou sobre o Dia da Consciência Negra, celebrado hoje, e explicou por que luta contra o racismo.

Em entrevista concedida para o UOL, Vinícius disse que vai seguir defendendo a bandeira antirracista para que as novas gerações possam sofrer cada vez menos e que os jovens saibam se comportar diante do preconceito sofrido.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

No ano passado, o jogador compartilhou uma mensagem no Dia da Consciência Negra. “Preto, brasileiro e sonhador”, escreveu Vini nas redes sociais.

Vinícius Junior é uma das principais figuras internacionais no combate ao racismo. Com lugar de fala no enfrentamento da discriminação racial o brasileiro não se cala diante daqueles que tentam ofende-lo.

Vini sofreu racismo em vários jogos na Espanha, e sua dor comoveu o planeta. Apesar de o jogador lidar com episódios de preconceito por sua cor há anos, a repercussão ultrapassou fronteiras e o universo do futebol após o episódio durante o jogo Valencia x Real Madrid, em maio deste ano.

O atacante recebeu apoio ao redor do mundo e seguiu se posicionando. Recentemente, a ele foi concedido o Prêmio Sócrates, na Bola de Ouro, pela atuação do Instituto Vini Jr e citou sua luta contra o racismo e o impacto para os jovens no discurso que fez na cerimônia.

Ele também incentiva o ensino antirracista por meio de seu Instituto. A entidade tem um programa que atende centenas de crianças em escolas públicas do Rio de Janeiro.

Discriminação racial existe em toda parte do mundo, inclusive no Brasil, que também precisa de medidas mais contundentes para enfrentar o racismo. Porém, a luta de Vini Jr. é ainda mais emblemática por ser travada em território europeu, levantando a bandeira antirracista no palco histórico de exploração e interiorização do povo preto.

Fora da partida do Brasil contra a Argentina pelas Eliminatórias por causa de uma lesão, o atacante estará longe dos gramados na semana da Consciência Negra, mas certamente será lembrado como referência ao longo desses dias pela coragem de não se curvar aos racistas. Um legado maior que qualquer gol que possa marcar dentro de campo.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Empresas apostam na bioeconomia como modelo de desenvolvimento

Gerar produtos e serviços que sejam aliados à conservação e regeneração da biodiversidade é o…

4 horas ago

Até março deste ano, foram realizadas mais de 25 mil doações no Pará

O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado no dia 14 de junho em…

5 horas ago

Mulher some após sair de casa para procurar emprego em Tailândia

A família de Elenilde Froes Silva, 55 anos, está em busca de informações sobre paradeiro…

5 horas ago

Brasil x México: horário e onde assistir amistoso da seleção

Treino da Seleção Brasileira | (FOTO: RAFAEL RIBEIRO/CBF)Jogos de futebol são frequentemente ocasiões sociais. Amigos…

6 horas ago

Cresce 10% atendimento no Hospital Regional do Tapajós e chega 134 mil este ano

Entre janeiro e maio deste ano, os atendimentos realizados no Hospital Regional do Tapajós cresceram…

10 horas ago

Mulher que saiu de casa para procurar emprego e desapareceu é localizada

Elenilde Froes Silva, 55 anos, foi localizada pela família nesta sexta-feira (14). De acordo com…

10 horas ago

This website uses cookies.