Os trabalhos de prevenção em locais de alagamento foram intensificados nesta terça-feira (28), a administração municipal, desde seu 1° dia a frente dos trabalhos tem enfrentando uma série de problemas em relação às enchentes no período do Inverno Amazônico em Itaituba, no sudoeste do Pará.
Os registros mostram que no início do governo em janeiro de 2017, o prefeito Valmir Climaco, literalmente meteu os pés na água. Naquela ocasião as imagens históricas dos descasos do passado foram revoltantes e mostram o atual prefeito junto com alguns voluntários literalmente dentro d’água até a cintura socorrendo famílias atingidas pelo grande volume de água e pelo lixo que invadiam as residências, em consequência dos maus hábitos dos próprios moradores, que inúmeras vezes foram afetados, restando rastros de desespero e destruição.
Em resultado a esses e outros pontos que comprometiam vários bairros levando muitas famílias ao desespero, a administração de Valmir Clímaco, partiu pra cima. E, desde janeiro de 2017, já foram realizados quilômetros e quilômetros de drenagem subterrânea identificadas por: Drenagem da Lagoa do Pai Velho, Lagoa dos Patinhos e Lagoa do Jacareacarezinho, que fazem menção aos três córregos que cortam a cidade de norte a sul de leste a oeste.
São sete, anos de muitos trabalhos realizados com recursos próprios da prefeitura e também alguns quilômetros em parceria com o governo do estado. Uma dessas duras jornadas ultimamente está sendo concluída com a drenagem do Bairro Floresta, que também é prejudicado no inverno com enchentes dos córregos: Lagoa dos Patinhos e Lagoa do Pai Velho. Depois de quilômetros e quilômetros de trabalhos de drenagem, meio-fio, galeria, bueiros, trincheiras e valas, bocas de lobos, dutos, canalizações, calçadas e pavimentação asfáltica, alguns quilômetros os serviços chegam por toda a cidade.
De acordo com as equipes de produção da secretaria de Infraestrutura-SEMINFRA, os serviços estão prestes a serem concluídos para que os moradores também do Bairro Floresta, não tenham maiores preocupações com o temido Inverno Amazônico que já se aproxima.
Além do Bairro Floresta, outros serviços preventivo são realizados na limpezas como limpeza de córregos como prevenção ao Inverno Amazônico e ao mesmo tempo de alerta aos moradores para evitar que os maus hábitos se repitam de jogar lixo nos córregos e ruas, que terminam entupindo bueiros no Inverno Amazônico, causando alagamentos em ruas e consequentemente as residências.
Pra isso, a SEMINFRA, tem intensificado os trabalhos de prevenção contra enchentes e alagamentos, com a atenção voltada para ações aos moradores na intenção de prevenir e evitar transtornos na época das chuvas.
Fonte: Portal Jamanxim
Nutrólogo de 45 anos é apontado como novo namorado da artista | (Agnews)/(Instagram)O nutrólogo Pedro…
A antecipação do décimo terceiro para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional…
Os Trabalhadores que fazem aniversário em abril e aderiram ao saque-aniversário do Fundo de Garantia…
O “tarifaço” anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que pode impactar em 10% o preço…
Mudanças entram em vigor a quem é MEI | ( Marcello Casal Jr /Agência Brasil)A…
O Studio Ghibli e, principalmente, as obras fantásticas de Hayao Miyazaki ficaram conhecidas mundialmente pela…
This website uses cookies.