MST invade duas fazendas em Parauapebas no sudeste paraense

Na madrugada da segunda-feira (20), integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram as fazendas Santa Maria e Três Marias, no município de Parauapebas, no sudeste do Pará. A alegação para a ocupação das duas propriedades é que ambas seriam “latifúndios improdutivos de terras griladas” e que a invasão seria parte das comemorações pelo Dia da Consciência Negra. A direção do MST alega que mais de mil famílias participaram da invasão. A Delegacia de Conflitos Agrários e destacamentos da Polícia Militar estão no local, onde o clima é tenso.

Conforme o MST, o complexo de fazendas está sob a posse do empresário Ítalo Toddy, dono da companhia de rodeio homônima, que reside em Marabá. O movimento diz que os documentos teriam sido trocados por dívidas em negociação com a família Miranda-Cruz, fazendeiros também conhecidos pelo extenso patrimônio de terras na região. Os donos das terras querem a retirada imediata dos invasores, mas, para o MST a invasão é legítima e a violência no campo é provocada pelos proprietários.

“Os ruralistas da região querem uma desocupação forçada da área, uma prática recorrente de violência no campo contra os trabalhadores sem terra, e contam com o apoio da polícia, que fez um cerco com bloqueio da entrada e saída das famílias acampadas”, diz nota divulgada pelo MST.

Ainda conforme o movimento, há relatos de ameaças de prisão e agressões contra os trabalhadores que tentam passar pelo bloqueio, feito em torno do acampamento.

MST acusa proprietários de grilagem

O MST exige, conforme a nota divulgada, a vistoria imediata das terras pelos governos federal e estadual e ainda que, a partir de uma suposta comprovação de que a área é pública, ela seja destinada para reforma agrária.

Segundo o MST, o empresário Ítalo Toddy teria obtido os títulos de posse das fazendas em troca da negociação “duvidosa” de dívidas com a família Miranda, latifundiários conhecidos por seus patrimônios de terras públicas e por praticar crimes contra a natureza e os trabalhadores rurais”.

Por sua vez, a família Miranda Cruz afirma que a área em questão pertence ao complexo de fazendas do grupo, totalmente legalizado, e que apenas a área do pasto está alugada ao também pecuarista Ítalo Toddy.

Por: O Liberal

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Passageira ganha R$ 3 mil da Azul após perfume sumir de mala

A espera pela mala na esteira de bagagem do aeroporto é sempre um momento de…

5 horas ago

Brasil é escolhido como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Em 2027, a Copa do Mundo Feminina será no Brasil. A decisão ocorreu na madrugada…

5 horas ago

Atividade econômica tem alta de 1,08% no primeiro trimestre

A atividade econômica brasileira registrou alta no primeiro trimestre deste ano, de acordo com informações…

7 horas ago

Homem morre ao tentar assaltar ônibus com 28 policiais militares no RJ

Um homem morreu ao tentar assaltar um ônibus que transportava 28 policiais militares no Aterro…

9 horas ago

Carga Pesada ganhará nova versão protagonizada por mulheres

Piloto da série deve passar por avaliação dos diretores da Globo | ReproduçãoO Carga Pesada…

11 horas ago

Polícia investiga corpo encontrado em quarto alugado em Tailândia

A Polícia Civil através da delegacia de Tailândia, nordeste paraense, investiga a morte de um…

14 horas ago

This website uses cookies.