Agropalma é invadida no Pará na madrugada desta sexta-feira (10)

A Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas, foi surpreendida, na madrugada de hoje (10), com a invasão de suas terras por um grupo que se denomina membros da ARQVA e outros agitadores, que age sob o pretexto de reivindicação de terras. O alvo é a área de plantação e extração de óleo de palma da empresa localizada em Tailândia, nordeste do Pará.

Para a Agropalma, trata-se de uma invasão ilegal de propriedade privada, motivada pela intenção de roubo sistemático dos frutos de palma para movimentar atividades comerciais ilegais em território nacional. A ação desse grupo, além de criminosa, descumpre acordo feito perante a Justiça Agrária da região, que reconheceu a posse da Agropalma sobre a área em litígio e determinou que estas pessoas se abstivessem de praticar nova invasão, sob pena de execução do acordo descumprido.

Diante do caráter ilegal da ocupação, a Agropalma tomará todas as medidas cabíveis contra os invasores de forma a reintegrar a posse das áreas invadidas, aguardando decisão favorável e a confirmação de que a companhia está em conformidade com a lei. A companhia também ressalta a importância da Constituição, do direito à propriedade privada e da manutenção do Estado de Direito, e teme pela segurança na área , já que as invasões anteriores deste mesmo grupo veio precedida de atos violentos como sequestro de colaboradores, queimada de tratores, fogo nas guaritas, etc..

A Agropalma lida com os processos sempre com muito valor, princípio e ética. A empresa está aberta ao diálogo com qualquer parte interessada, inclusive comunidades mais distantes de sua área de influência”, afirma Beny Fiterman, presidente da Agropalma.

Para Fiterman, a nova invasão – a terceira em menos de dois anos – fragiliza a segurança institucional e jurídica dos negócios estabelecidos na região, além de afastar importantes investimentos para o estado. “A ocupação ilegal das nossas terras passa uma mensagem bastante negativa para a sociedade em um momento em que o Pará se prepara para receber a COP30, em 2025”, completa.

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Acidente na Transassurini Deixa 23 Vacas Mortas e Prejuízo de R$ 80 Mil

Um acidente ocorreu na região da Transassurini, área rural de Altamira, no sudoeste do Pará,…

21 minutos ago

Loja Nacional Sport Country contrata consultor de vendas e operador de caixa em Tailândia

As obras da nova loja do Grupo di Roma Magazine já estão em fase final,…

21 minutos ago

DOL é premiado na 1ª edição do Prêmio Ampla de Jornalismo

Moradores da Ilha das Onças experimentam o filtro gerado a partir da semente do açaí.…

2 horas ago

Lula amplia Programa Acredita para beneficiar empresas exportadoras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta sexta-feira (18), a ampliação do Programa…

2 horas ago

Cidade das Praias: conheça as maravilhas de Itajaí, em Santa Catarina

Está pensando em viajar para um lugar especial agora nas festas de final de ano?…

5 horas ago

10 mil pessoas no Pará ainda não sacaram o Pis/Pasep; veja como sacar

Cerca de 10.700 mil empregados do Pará ainda não retiraram o Abono Salarial. Embora o…

5 horas ago

This website uses cookies.