Categories: MarabáNotícias

Portaria regulamenta isenção para o Minha Casa, Minha Vida

O Programa Minha Casa, Minha Vida conta com recursos do governo federal para produção de unidades habitacionais subsidiadas para a aquisição da moradia por famílias enquadradas na faixa I do programa. A Portaria nº 1.248, assinada ontem, 27, pelo ministro das Cidades, Jader Filho e publicada no Diário Oficial da União (DOU) regulamenta a isenção do pagamento de prestações relacionadas ao Minha Casa, Minha Vida de beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O documento estende o benefício para todas as demais famílias que participam dos programas de complementação de renda do governo federal que já assinaram os contratos. A estimativa é que mais de 50% das famílias sejam beneficiadas com a nova medida.

Jader Filho frisou que o número máximo de prestações que as famílias da faixa 1 da linha subsidiada vão pagar pelos imóveis nas áreas urbanas, cairá de 120 para 60 meses, podendo reduzir em até a metade o valor pago na moradia. “Já nas áreas rurais, a contrapartida das famílias cairá de 4% para 1%, beneficiando milhares de famílias em todo o Brasil”, completou o ministro.

Conteúdos relacionados

“Além disso, a portaria cria condições mais vantajosas para que os municípios possam quitar os contratos em nome dos beneficiários, em caso de desastres naturais. Essa é mais uma ação que mostra o compromisso social do governo Lula em garantir o acesso à moradia digna para as famílias que mais precisam”, anunciou o ministro Jader Filho.

A faixa 1 contempla famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.640,00 para a habitação urbana. Nos últimos quatro anos, a população com essa faixa de renda foi excluída do programa. Segundo o Ministério das Cidades, historicamente, o subsídio oferecido a famílias dessa faixa de renda varia de 85% a 95%. O limite para habitação rural é de renda anual bruta familiar de até R$ 31.680,00.

Quer saber mais notícias? Acesse nosso canal no whatsapp

Os beneficiários que recebem o Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada são isentos do pagamento de prestação e recebem o imóvel já quitado, devendo, entretanto, cumprir as obrigações contratuais.

A Portaria regulamenta os limites de renda e participação financeira de beneficiários, subvenções e quitação das operações contratadas com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), no âmbito do Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU), e das operações contratadas do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), integrantes do Minha Casa, Minha Vida.

Saiba mais

– Em relação aos indivíduos que não participam dos programas de complementação de renda do governo federal, o valor do subsídio será apurado em cada contratação, correspondendo à diferença entre o valor contratual de aquisição e a participação financeira da família beneficiária.

– Dessa forma, os agentes financeiros terão prazo de 30 dias para suspender a cobrança de prestações dos contratos que se enquadrem nas situações previstas e de 180 dias para quitá-las. Além disso, o subsídio será concedido apenas uma vez para cada beneficiário e poderá ser cumulativa com os descontos habitacionais concedidos nas operações de financiamento.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Vini Jr descobre que antepassados eram de Camarões

Craque se emocionou ao saber que antepassados pertenciam à tribo Tikar | Foto: André Frutuôso/CBFAs…

1 hora ago

Jovem é Morto com Disparo na Cabeça em Medicilândia, Pará

O homicídio aconteceu início da madrugada deste sábado, 23 de novembro de 2024. A vítima,…

3 horas ago

Urgente: adolescente de 12 anos é estuprada a caminho de escola em Moju

Uma adolescente de 12 anos foi estuprada na manhã desta quinta, 21, enquanto aguardava o…

3 horas ago

Lucas Lima acumula dívida e pode perder apartamento

Lucas Lima pode estar a um passo de perder o apartamento que comprou em Campinas,…

7 horas ago

Polícia Federal encerra atividades de garimpos ilegais em São Felix do Xingu

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19/11) a Operação Ouro Negro, para combate de garimpos…

7 horas ago

Vaga de emprego: loja contrata repositora e operadora de caixa em Tailândia

Uma loja de variedades localizada no centro de Tailândia, nordeste do Pará, está contratando profissionais…

7 horas ago

This website uses cookies.