A Polícia Federal, realizou nesta sexta-feira, dia 29/09/2023, uma megaoperação no interior da Terra Indígena Ituna Itata, denominada Operação Contragolpe, região do município de Altamira, sudoeste do Pará.
Foi dado cumprimento a onze mandados de busca e apreensão, além de prisões preventivas de pessoas envolvidas nos atos de violência que resultaram em destruição de várias pontes e de um veículo oficial da ADEPARA. Estima-se que a região da TI Ituna-Itata haja a presença de um grupo indígena em isolamento voluntário, designado “Igarapé Ipiacava”.
Foto: PFPA
Por esta razão, no ano de 2011, restringiu-se o direito de ingresso, locomoção e permanência de pessoas estranhas aos quadros da FUNAI, na área, por meio da publicação de Portarias. Está vigente, atualmente, a Portaria FUNAI n. 529/2022, que prorrogou o prazo de restrição por mais três anos.
Durante a operação, a Polícia Federal contou com a presença de mais de 60 Policiais Federais, além do apoio da Polícia Rodoviária Federal, IBAMA, ADEPARA e Força Nacional.
Foram apreendidos celulares e documentos que serão usados para instruir a investigação e auxiliar na conclusão do inquérito policial.
Os presos foram levados até o presídio e encontram-se a disposição da justiça.
Fonte: Plantão 24horas News
O Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, sudoeste do Pará, realizou na última segunda-feira…
A equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEACA) da Santa…
Em uma tarde de forte calor nesta quarta-feira (20), o Palmeiras não levou em conta…
Na noite desta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, um morador encontrou uma carcaça de…
Igor Normando, prefeito eleito de Belém, anunciou nesta quarta-feira, 20, que irá criar a Secretaria…
Depois de ser velado em Belém, corpo de Dom Azcona será trasladado para Soure, no…
This website uses cookies.