PF fecha garimpo ilegal reincidente em Parauapebas

Operação conjunta da Polícia Federal com o Ibama apreendeu armas e maquinários de mineração na manhã desta segunda-feira (9/10), em Parauapebas/PA. A operação cumpriu três mandados de busca e apreensão contra empresa que explorava ilegalmente minérios.

A operação partiu de denúncia feita por uma empresa mineradora que tem direito de explorar a área. Outra empresa invadiu o espaço e passou a extrair minérios da região. A partir da representação criminal do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), a Polícia Federal passou a investigar a situação.

A empresa invasora recebeu fiscalização da Agência Nacional de Mineração (ANM), que confirmou a extração mineral de local proibido. Além disso, a empresa contratou vigilância para fazer segurança do garimpo ilegal. Dela, foram apreendidas duas pistolas, dois revólveres, uma espingarda calibre 12 e dezenas de munições, na operação de hoje.

Foto: PFPA

A ação também cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa de um dos sócios da mineradora, onde foi apreendido aparelho celular e outros itens de interesse da investigação. Outros dois mandados foram cumpridos em área de garimpo, foram localizados duas escavadeiras e um britador. Criminosos derrubaram árvores para tentar impedir a passagem da Polícia Federal.

O sócio da empresa já tinha sido alvo de outros inquéritos da Polícia Federal, inclusive da operação Curto-circuito, de novembro de 2022, que fechou garimpos que traziam risco de queda de torres de energia na região.

No dia 8 de setembro, o garimpo foi alvo de operação das Polícias Civil e Militar de Belém. Entretanto, no dia seguinte, o garimpo voltou a funcionar. Essa operação também flagrou a empresa de vigilância contratada para segurança do garimpo ilegal e apreendeu as armas.

Nesta segunda-feira, foi confirmado que a empresa de vigilância permanecia na vigilância do garimpo.

Fonte: Plantao 24horas News

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

21 horas ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

2 dias ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

3 dias ago

This website uses cookies.