Neste sábado (14), os países das Américas poderão ver o eclipse anular do sol. O fenômeno celestial ocorre quando a lua fica alinhada com a terra e o sol, assim, o tamanho dela acaba ficando menor que o do sol.
Com isso, ela vai cobrir a maior parte do disco solar, deixando apenas um anel brilhante na borda, o “anel do fogo”.
Aqui no Brasil, todos os estados poderão ver o fenômeno. Mas, em alguns pontos, o eclipse será parcial e existem cidades que estarão com muita nebulosidade durante o horário do eclipse.
Segundo o Metsul, muitas áreas do Brasil estarão com muita nebulosidade neste horário, mas, diferente da região Sudeste, o Norte e Nordeste, estarão com melhor clima e visão para fazer a observação.
Os tailandenses que quiserem acompanhar o fenômeno, precisam estar atentos ao horário em que o fenômeno acontecerá, além de usar equipamentos de proteção.
Ainda segundo a previsão, o eclipse deve começar às 15h04 e ir até às 17h47, mas o ponto máximo, quando o fenômeno atinge o “anel de fogo”, será às 16h32 no Pará.
Para fazer a observação do eclipse é preciso usar os óculos especiais ou usar óculos de soldador, de classificação 14 ou superior, o indicado é nunca olhar diretamente para o sol.
Ósculos de sol, celular, placas de raio x, vidro fumê, câmeras ou telescópios sem os filtros apropriados também não devem ser usado.
Com informações de Dol e MetSul
Atacante tem com a camisa do Papão um Parazão e uma Copa Verde | Jorge…
Nesta terça-feira, 7 de janeiro de 2025, um corpo foi encontrado nas proximidades do aeroporto…
O litro do açaí fechou o ano passado com um reajuste de quase 16%, ultrapassando…
Até o fim de novembro, os brasileiros não tinham sacado R$ 8,69 bilhões em recursos…
A estrada no Ramal da Califórnia, localizada a cerca de 47 km de Itaituba, está…
Nesta quinta-feira (09/01), uma ação integrada de combate ao narcotráfico realizada pelas forças de segurança da Base Fluvial…
This website uses cookies.