Abaetetuba: Polícia Federal investiga suspeita de corrupção de funcionários da Caixa

A Polícia Federal cumpriu 5 mandados de busca e apreensão, durante operação Atalho Seguro, na manhã desta quinta-feira (19). Os alvos são empregados públicos da Caixa no município de Abaetetuba, nordeste do Pará. Segundo a PF, eles são suspeitos de solicitação de vantagens para prestação de serviços ou aceleração para atendimento de beneficiários do seguro-defeso. 

Foram apreendidos aparelhos celulares, agendas e notebooks de quatro pessoas em Abaetetuba e uma em Belém – todos, funcionários do banco. Em um dos notebooks havia imagens de dezenas de carteiras de identidade. A PF informou que o material apreendido servirá para esclarecer o suposto esquema com moradores do município de Muaná, no Marajó (PA).

Como começou a investigação

A investigação partiu da Polícia Civil de Abaetetuba, ao chegarem reclamações de que clientes da Caixa eram atendidos uma hora antes da abertura oficial, 10 horas, sendo que a fila começa a se formar na noite anterior.

Conforme a PF, em março deste ano, foi descoberto que havia atravessadores que cobravam R$ 100 para levar clientes do banco desde Muaná, onde não há agência da Caixa, até Abaetetuba, para receber o valor do seguro-defeso sem fila.

Entretanto, havia mais uma exigência: era necessário comprar um seguro de R$ 200 da Caixa, ou algum outro serviço oferecido pelo banco. Em alguns casos, o serviço nem era feito e o dinheiro era embolsado pelo funcionário, segundo detalha a PF.

“Por conta do envolvimento de empregados da Caixa – uma empresa pública -, a Justiça Federal atribuiu o caso à Polícia Federal. São investigados crimes de peculato, concussão, corrupção passiva e associação criminosa”, finaliza comunicado da Polícia Federal.

Por nota, a Caixa informou que monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos. “Quando identificados indícios de fraudes ou golpes, a CAIXA atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem tais ocorrências. As informações relativas a tais casos são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal e demais órgãos competentes para análise e investigação. O banco destaca, ainda, que possui estratégia, políticas e procedimentos de segurança para a proteção dos dados e operações de seus clientes e dispõe de tecnologias e equipes especializadas que visam mitigar o risco de segurança em seus processos e canais de atendimento”, comunicou. 

Por: O Liberal

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Globo adia o fim de Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo

A emissora voltou atrás e anunciou, no último domingo (18), que a reexibição será estendida…

2 horas ago

Acidente na BR-230 em Itaituba Deixa Motociclista Ferida

O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28 de novembro de 2024, na BR-230, perímetro…

4 horas ago

Vídeo: bicicleta é furtada no estacionamento de padaria em Tailândia

Uma bicicleta, que estava no bicicletário de uma padaria, foi furtada no domingo (24) em…

4 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima…

4 horas ago

Mulheres negras de baixa renda ainda convivem com agressores

Os casos de feminicídio e outros tipos de agressão contra mulheres no Brasil estão registrados…

8 horas ago

PF prende servidores públicos suspeitos de ajudar garimpos ilegais

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, a operação Cobiça, voltada ao combate a…

8 horas ago

This website uses cookies.