A Prova de Vida é um procedimento anual para comprovar se a pessoa que recebe algum benefício de longa duração do INSS está viva, sendo o próprio instituto responsável pela comprovação. O processo é necessário para evitar fraudes e pagamentos indevidos.
No intuito de facilitar o procedimento, o Governo Federal criou um aplicativo que realiza o processo da Prova de Vida de maneira mais prática e rápida. Mas, atenção: é o órgão pagador do benefício que irá definir se um beneficiário deverá realizar o processo de forma presencial ou digital.
Alguns critérios devem ser atendidos para que o processo possa ser validado pelo celular. O principal deles é ter registro de foto e biometria validada nas bases da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e da Justiça eleitoral, devendo o beneficiário, portanto, possuir carteira de motorista (CNH) ou ter a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O processo é feito por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para os sistemas Android e IOS. Veja o passo-a-passo:
Segundo informações do portal do Governo Federal, só é possível fazer a Prova de Vida pelo celular quem é beneficiário dos órgãos que integram o sistema digital do aplicativo. Confira a lista disponível no portal gov.br:
Por: O Liberal
Num dia marcado por tensões internas, a bolsa sofreu forte queda e reverteu o desempenho…
Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…
Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…
No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…
This website uses cookies.