Paraense é o que mais busca cartão de crédito no Brasil, diz pesquisa

O consumidor do Pará é o que mais busca cartão de crédito entre os demais estados brasileiros. Essa forma de pagamento é procurada por 62,8% da população local. Foi o que constatou a pesquisa inédita “Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil”, realizada pela Serasa em parceria com a Opinion Box.

No Pará, 79% dos consumidores optam por dividir valores em prestações. O crediário específico de lojas é o método mais comum de parcelamento (38,5%). Assim como em todo o Brasil, cartão de crédito de terceiros (30%) e boleto bancário (27%) também são muito procurados para diluir os valores ao longo do tempo.

A servidora pública Heloíza Costa, 65 anos, praticamente não usa mais dinheiro vivo. Ela considera mais prático e mais seguro usar o cartão de crédito para efetuar diversos pagamentos do cotidiano, como a despesa de supermercado e o abastecimento do carro, sem falar na vantagem de parcelar despesas extras de valor elevado, como o seguro do carro e a taxa de material escolar. “Uso o cartão de crédito direto, pra tudo. Não costumo andar com dinheiro, ir no banco sacar e nem sempre tem dinheiro no pix. É mais prático usar o cartão e pagar tudo de uma vez depois”, conta.

Ela alerta que, para ter um cartão de crédito, é preciso ter controle de gastos para não exceder a capacidade de pagamento. “É prático desde que você tenha controle, não pode gastar mais do que pode pagar, se não a pessoa se perde e vira um inferno. O cartão de crédito se transforma num vilão”. Sabendo se organizar, ela consegue usar as vantagens oferecidas pela bandeira do cartão, como a troca por milhas de passagens aéreas e a aquisição de produtos em sites parceiros. “Já usei os pontos do cartão para adquirir aspirador de pó e caixa de ferramentas”, destaca.

Já o engenheiro Renato Furtado, 48 anos, viaja todos os fins de semana de Belém para o município de Barcarena, de balsa. Ele usa o cartão de crédito para pagar até a passagem do carro na balsa. “O cartão tem várias vantagens. É prático e cômodo. Faço compras na internet, onde encontro itens para o lar e instrumentos de trabalho com valores mais acessíveis do que em lojas físicas, sem falar que boa parte desses sites de venda aceita somente o cartão de crédito como forma de pagamento. Procuro tomar cuidado de quais sites efetuo as compras e uso um cartão online que o aplicativo do banco disponibiliza para ter mais segurança na compra, dificultando clonagens e outros golpes de hackers”.

O estudo também analisou como os brasileiros se comportam quando o assunto é a busca por crédito. O Pará foi o estado que mais procurou limite extra no último ano (63%). Os métodos mais pesquisados e contratados são cartão de crédito (63%) e empréstimo pessoal (44%).

Ainda, a pesquisa traz revelações sobre a organização financeira: 55% dos entrevistados do Pará afirmam realizar controle mensal das finanças e 29,5% dos consumidores locais são os que mais organizam as finanças com o objetivo de investir e que 55,4% da população paraense está mais segura em relação às finanças do que nos anos anteriores.

Brasil

A nível nacional, o levantamento mostrou que os brasileiros procuram o crédito principalmente para pagar dívidas (35%), limpar o nome (21%) e pagar despesas inesperadas (19%). Sete em cada dez pessoas parcelam as compras no Brasil, sendo que os parcelamentos com cartões de crédito de terceiros são os mais comuns (38%).

O estudo também mostra que o parcelamento está em alta no Brasil. Pois sete em cada dez pessoas compram a prazo no país. Os fatores mais levados em consideração antes de parcelar uma compra são a disponibilidade do dinheiro em conta (27%) e a cobrança de juros (25%).

Por: O liberal

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Inflação da comida em casa cai 0,2% em novembro, sexto recuo seguido

O preço dos alimentos consumidos em casa recuou 0,2% em novembro. Esse resultado é a…

6 minutos ago

Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi com restrições

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (10), com restrições, a fusão…

11 horas ago

Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira

Depois de semanas de assembleias em todo o país, trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram a…

22 horas ago

Preço da hospedagem em Belém quase triplicou em novembro, diz IBGE

O preço da hospedagem na região metropolitana de Belém subiu 178,93% no mês de novembro.…

1 dia ago

BC mantém juros básicos em 15% ao ano pela quarta vez seguida

O recuo da inflação e a desaceleração da economia fizeram o Banco Central (BC) não…

2 dias ago

Setor produtivo critica cautela do BC e cobra início do corte de juros

A manutenção da Taxa Selic – juros básicos da economia – em 15% ao ano…

2 dias ago

This website uses cookies.