Cerca de 180 estudantes paraenses participaram, nesta quinta-feira (31), da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento, realizado no SESI Ananindeua, classificou duas equipes para a etapa nacional do torneio, que ocorrerá em outubro deste ano em Salvador, Bahia. O objetivo da OBR é estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
Na competição os estudantes são desafiados a montar e programar um robô que, de forma autônoma, deve atuar como “Bombeiro” no desafio de Resgate. A arena simula um ambiente de desastre e os robôs devem superar obstáculos, falhas no percurso, uma rampa com inclinação de até 20°, passar por um portal e serem capazes de identificar e resgatar uma vítima.
Com excelente desempenho em seus robôs, as equipes Robofox, do SESI Altamira, e a Robobusters, do SESI Ananindeua, foram as vencedoras do torneio local e garantiram suas vagas para a etapa nacional da competição. “É um sentimento de trabalho reconhecido, onde todo o nosso esforço foi recompensando. Agora vamos dar o nosso melhor em Salvador para representar bem Altamira e o Pará”, comemora José Roberto Panza, da equipe Robofox. “Vamos trabalhar ainda mais no nosso robô, corrigir os erros e tentar fazer bonito na etapa nacional”, complementa Henrique Lazzarini, da Robobusters.
Márcia Arguelles, Gerente Executiva de Educação do SESI Pará, acredita que a OBR vai contribuir para a expansão da cultura da robótica no estado. “O SESI é pioneiro na aplicação da robótica em sala de aula e também na realização de outros torneios de robótica no Brasil e no mundo. Então fomos convidados para assumir agora a operação da OBR no Pará e o que desejamos é estimular mais essa modalidade de robótica no estado. É um processo de crescimento, de amadurecimento para termos uma participação cada vez maior da rede pública e privada”, diz Arguelles.
Fonte: Plantão 24horas News, com informações FIEPA
As escolas Guaraci Mendes e José Edvar Coelho Frota, com supervisão militar em Tailândia, nordeste,…
O Natal é uma das celebrações mais importantes do ano, não apenas porque se comemora…
Um motociclista sofreu uma fratura exposta na perna após um acidente no cruzamento da 7ª…
Uma ação do 45º Batalhão de Polícia Militar resultou na morte de um suspeito identificado…
A liberação de custodiados para a saída temporária de Natal na Unidade de Custódia e…
This website uses cookies.