O Ministério do Turismo e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) prometem agilizar a divulgação de informações sobre a entrada de turistas internacionais no Brasil.
Uma nova plataforma, disponível na internet a partir desta quinta-feira (14), permitirá aos interessados acompanhar o número de estrangeiros e brasileiros residentes no exterior que ingressaram em território brasileiro, bem como o quanto de dinheiro eles deixaram no país. Um terceiro painel contém a previsão de voos internacionais para os próximos meses, com o detalhamento dos locais de origem e destino.
Segundo a gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, Mariana Aldrigui, os resultados continuarão sendo atualizados mensalmente, conforme já ocorre desde o ano passado, mas gestores públicos, agentes do setor, jornalistas e outros interessados não precisarão mais demandá-los à Embratur, podendo acessá-los diretamente.
“Ainda não temos uma produção de dados de turismo em tempo real, pois a Polícia Federal, que é responsável por checar se quem anunciou que entrou no país como turista, de fato entrou, produz relatórios mensais. Daí termos dados parcialmente estáticos, atualizados mensalmente, com um delay [atraso] de 15 a 20 dias”, explicou Mariana. Ela informou que a Embratur estuda acrescentar, em breve, novas funcionalidades à plataforma, como detalhes sobre a motivação e a duração das viagens internacionais ao Brasil.
As informações atualmente disponíveis no Painel de Dados do Turismo são fornecidas pela Receita Federal e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). E, embora a Anac atualize diariamente dados sobre a previsão de voos internacionais, os técnicos da Embratur optaram pela consolidação mensal das informações, para minimizar eventuais distorções nos relatórios.
Ao apresentar a nova ferramenta, a gerente da Embratur destacou que, entre janeiro e agosto deste ano, o Brasil recebeu mais de 4 milhões de turistas internacionais, superando, em oito meses, o resultado de todo o ano passado, quando o país recebeu 3,6 milhões de pessoas vindas do exterior.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a agilidade e a transparência na divulgação de informações do setor tendem a conferir mais eficácia às políticas públicas e segurança ao setor privado. “Pensar e projetar o trabalho de inteligência de dados é muito importante na nossa relação com o setor público e o privado. Qualificando as informações [disponíveis], auxiliamos os secretários de Turismo, as prefeituras, os governos e todo o trade turístico”, disse Freixo, ressaltando que, com os painéis, autoridades municipais e estaduais poderão monitorar, de forma mais qualificada, a movimentação de estrangeiros e qualificar a estrutura receptiva.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, também destacou a importância da ferramenta para gestores municipais e estaduais, em um contexto em que, segundo ele, o governo federal busca recompor o orçamento destinado à promoção do turismo doméstico e internacional. “Estamos trabalhando para lançar programas de promoção internacional e fomentar o turismo interno.
A Polícia Civil recuperou mais um celular que foi extraviado em Rurópolis, no Sudoeste do…
Dr. Jean Klay comandou a reunião no NAP | Samara Miranda/RemoGeralmente, o torcedor vê os…
Principal ponto que provocou a instabilidade no mercado financeiro nas últimas semanas, a reforma do…
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out…
Aos 67 anos, Maria de Fátima fez, pela primeira vez, um teste rápido de saúde…
Os apostadores têm até as 19h deste sábado para realizarem os jogos. | (foto: Marcello…
This website uses cookies.