O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) alcançou a marca histórica de 1.293.095 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) emitidas desde 2019 em todo o estado. O quantitativo recorde foi alcançado graças aos investimentos feitos em avanços tecnológicos e capacitação profissional no órgão.
“Considero um fator fundamental para este crescimento o investimento que estamos fazendo em tecnologia, conseguindo, assim, chegar em mais municípios em um menor período de tempo. Hoje, conseguimos fazer várias ações itinerantes no mesmo final de semana ou até mesmo estender esse atendimento durante a semana. Isso faz com que a gente consiga alcançar o estado como um todo, e consequentemente, aumentando o número de CNHs emitidas”, explica a diretora geral do Detran, Renata Coelho.
Belém será a segunda cidade mais quente do mundo em 2050
De acordo com o órgão estadual de trânsito, de 2019 até julho de 2023, mesmo considerando os impactos e restrições causados pela pandemia do coronavírus, o Detran registrou uma média de 324.773 documentos emitidos, por ano, até o final de 2022. Somente em 2022, em média, mais de 32 mil CNHs foram expedidas por mês. Este ano, nos sete primeiros meses, os números já apontam um crescimento ainda maior: 34 mil documentos emitidos, em média, mensalmente.
A empresária Edicleide Santos, de 40 anos, iniciou o processo para obter a primeira habilitação para categoria B e já está com a sua carteira em mãos. “Trabalho em um restaurante, e para fazer compras só contamos com o meu marido. Agora, com o documento que recebi vai ser muito útil para nós; já posso fazer as coisas, ir ao supermercado e isso vai facilitar para nós dois”, festejou.
ITINERANTES
Ampliando a possibilidade de acesso da população na obtenção da CNH, o Detran estará presente, no período de 15 a 17 de setembro, nos municípios de Belterra, Mãe do Rio, Novo Progresso e Tailândia, além do distrito de Icoaraci, em Belém, garantindo a realização de exames práticos e de legislação para as categorias A e B. Já os municípios de Mãe do Rio e Tailândia também atenderão condutores interessados pelas categorias C, D e E. Os usuários interessados devem agendar o atendimento pelo call center do Detran nos números 154 ou 3289-7500, ou pelo site do Detran.
Um total de 68 municípios e localidades já receberam equipes do Detran para a aplicação de exames teóricos e práticos, trazendo mais agilidade na emissão da CNH. As ações itinerantes têm o objetivo de levar os principais serviços do Departamento aos moradores dos municípios onde não há Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN), facilitando o acesso aos usuários que estão em processo para renovar ou obter a primeira habilitação.
As itinerantes contemplam três fases, sendo a primeira para coleta dos dados do usuário e foto para CNH, renovação de CNH e mudança de categoria, exames médicos e psicotécnicos. A segunda é para realização da prova de legislação de trânsito, e a terceira e última, para a realização dos exames práticos para carro e motocicletas.