Segundo a ciência, o universo surgiu de uma grande explosão, dando origem às estrelas, planetas e galáxias. Com isso, as constelações ajudaram no período das grandes navegações, e para os supersticiosos, influencia até hoje em nossas vidas.
Uma prova disso são os signos zodiacais, vindos das constelações. Entre eles está câncer, o quarto signo do horóscopo. Os nascidos entre os meses de junho e julho são os cancerianos, que tendem a ser pessoas mais sentimentais, sonhadoras e intensas. Mas você sabe por que o signo de câncer tem esse nome?
+ Lua de Câncer impacta vida de todos signos; veja o que muda!
+ Veja qual o signo do zodíaco beija melhor. Será o seu?
A origem dele vem dos gregos, que viam estrelas com um formato de patas de caranguejos no céu. Câncer é a tradução em latim da palavra grega karkinos que significa caranguejo. A oficialização do nome foi feita por Hiparco (190-120 a.C.), o criador do astrolábio.
O astrolábio foi um dos primeiros localizadores do mundo, medindo a distância entre estrelas ajudando, assim, as pessoas a se localizarem geograficamente. Esse instrumento, junto com a bússola, foi muito importante na época das grandes navegações, período histórico que contribuiu para a grande revolução econômica mundial.
E A DOENÇA?
Já a doença, o câncer, foi descoberta pelo médico inglês Campbell De Morgan (1811 – 1876), sendo o primeiro a especular que os tumores poderiam se espalhar pelo corpo, o que ficou conhecido como metástase.
O câncer é um crescimento descontrolado, em que um grupo de células passa a se reproduzir indefinidamente. foi chamada assim pelo médico Hipócrates (460-370 a.C.), que também comparou as veias da doença às patas de um caranguejo – assim como os astrônomos gregos, que viam caranguejos nos céus.