Na última semana, viralizou nas redes sociais um vídeo onde um homem foi submetido a um procedimento estético de mudança da cor dos olhos. Nas imagens, o homem, que possui os olhos castanhos, passa pelo processo para ficar com os olhos azuis. Ao G1, especialistas afirmaram que a prática é considerada perigosa e alertaram para os riscos envolvendo o procedimento.
O procedimento estético em questão se chama queratopigmentação, feito, inicialmente, para pessoas que apresentam cegueira. Segundo Renan Ferreira Oliveira, oftalmologista, a intervenção é usada quando a córnea está comprometida, pigmentando a área para que, esteticamente, não haja diferença na cor de um olho para outro. “Basicamente, se coloca pigmentos no tecido da córnea para ficar parecido com o olho normal”.
Segundo Renan, o procedimento não é aprovado pelo Conselho Nacional de Medicina por causar riscos de problemas de visão nos pacientes. “Esse procedimento pode reduzir o campo visual do paciente, a visão periférica pode ficar comprometida. Quando você colore toda a periferia da córnea, você pode restringir o campo visual da pessoa. Os pacientes podem desenvolver fotofobia. A luz bate nos micropigmentos e estouram. Além disso é totalmente irreversível”, afirmou.
No Brasil, o procedimento é permitido apenas para fins de reconstrução em pessoas cegas.
O procedimento foi realizado pelo médico Alexander Movshovich, especialista de Nova York, nos Estados Unidos, que garantiu que o procedimento é seguro e permanente.
César Motta é oftalmologista e diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Segundo ele, todas as técnicas usadas para alterar a cor dos olhos não são recomendadas para fins estéticos.
“Todas oferecem risco para a saúde ocular do paciente. O principal risco quando é realizado a laser é o desenvolvimento de glaucoma. O principal problema do implante de íris artificial é danificar as células da córnea. A pigmentação da córnea, por outro lado, pode causar infecções”, afirmou o profissional.
Por: O Liberal
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) - indicador utilizado no cálculo do reajuste…
O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou nesta quarta-feira (10) que o salário mínimo será…
Após crescer 2,5% em 2025, a economia brasileira deve avançar 1,8% em 2026, segundo projeção…
O preço dos alimentos consumidos em casa recuou 0,2% em novembro. Esse resultado é a…
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (10), com restrições, a fusão…
Depois de semanas de assembleias em todo o país, trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram a…
This website uses cookies.