A prefeitura de Santarém aguarda a possível liberação de uma verba de R$ 138 milhões do orçamento da União. Esses recursos seriam direcionados para a construção de uma ponte sobre o lago do Mapiri, localizado na zona oeste da cidade. O anúncio pode ocorrer durante a visita do presidente Lula ao município, programada para a próxima segunda-feira (07).
De acordo com a prefeitura, a contrapartida municipal para a execução da obra seria de aproximadamente R$ 13 milhões. O projeto, que pertence à Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA), propõe a construção de uma ponte estilo viga espigada, sustentada por pilares.
A prefeitura, sob a gestão do prefeito Nélio Aguiar, indica que a obra já foi aprovada pelo setor técnico do Ministério das Cidades. A ponte faz parte de um projeto mais amplo, chamado Novo Eixo Leste/Oeste de Mobilidade, que visa oferecer uma alternativa de fluxo para o transporte público coletivo em Santarém.
Foto: Reprodução
A justificativa da prefeitura para a construção da ponte centra-se na melhoria dos deslocamentos da população. Segundo eles, a barreira natural formada pelas águas do rio Tapajós e os lagos Mapiri e Papacu impede o acesso de veículos a partir de bairros como Mapiri, Liberdade e Salé. Isso resulta em congestionamentos e aumento do tempo de viagem dos passageiros do transporte coletivo.
Apesar das expectativas, a liberação dos recursos ainda é incerta e depende da autorização da Casa Civil, além do empenho dos recursos federais. Portanto, a visita do presidente Lula a Santarém é essencial para definir essas questões.
Fonte: Portal Oestado Net
O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou nesta quarta-feira (10) que o salário mínimo será…
Após crescer 2,5% em 2025, a economia brasileira deve avançar 1,8% em 2026, segundo projeção…
O preço dos alimentos consumidos em casa recuou 0,2% em novembro. Esse resultado é a…
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (10), com restrições, a fusão…
Depois de semanas de assembleias em todo o país, trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram a…
O preço da hospedagem na região metropolitana de Belém subiu 178,93% no mês de novembro.…
This website uses cookies.