Apagão nacional deixa ao menos 18 estados e DF sem energia

Um apagão nacional deixou várias cidades sem energia a partir das 8h31 desta terça-feira (15). Há relatos de falta de energia no Distrito Federal e em pelo menos 18 estados, segundo um levantamento feito pela reportagem.

Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

O apagão afetou moradores e prejudicou o funcionamento de serviços públicos. Em Salvador, Teresina e Belém, por exemplo, os semáforos ficaram desligados. O metrô da capital baiana teve de ser evacuado. Linhas dos metrôs de São Paulo e Belo Horizonte também pararam.

Causas estão sendo apurada, diz ONS

Em nota, o Operador Nacional do Sistema disse que uma ocorrência às 8h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste.

“As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]”, informou o órgão.

O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse ter determinado a criação de uma sala de situação e a apuração das causas do incidente.

Segundo o coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, a causa do apagão deve ser operacional, pois não há um alerta pela seca, por exemplo, que pudesse impactar a produção e distribuição de energia.

“Apesar do baixo nível de chuva, não estamos em uma situação de seca extrema, principalmente na região nordeste, que foi onde começou o apagão”, explica.

Nota de Esclarecimento

O Grupo Equatorial Energia informa que houve registro, a partir das 8h31 desta terça-feira (15), de interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional.

Segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema. Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, a normalização já foi iniciada.

O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados.

Esta reportagem está em atualização.

Fonte: G1

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Vai se aposentar? Veja as mudanças nas exigências para 2025

Com a chegada de 2025, trabalhadores que estão prestes a se aposentar precisam estar atentos…

21 minutos ago

Criança Esfaqueada 20 Vezes pela Tia Recebe Alta Médica e Se Recupera em Casa

Uma notícia que comoveu Parauapebas tem um desfecho positivo. A criança de três anos, vítima…

2 horas ago

Quem é Braga Netto e seu papel em trama golpista

O general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e vice na chapa de Jair Bolsonaro…

5 horas ago

Queda de ponte: mãe e filha estão entre as vítimas desaparecidas

Subiu para 12 o número de desaparecidos em virtude do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira,…

5 horas ago

Prisão de Passageiro em Ferryboat Durante Ação da Base Fluvial Candiru

Em mais uma ação integrada, equipes da Base Fluvial Candiru, em Óbidos, no oeste do…

6 horas ago

Haddad promete novas medidas de corte de gastos em 2025

O pacote de corte de gastos aprovado pelo Congresso representa apenas a “primeira leva” de…

8 horas ago

This website uses cookies.