Aneel vai definir novo reajuste da energia elétrica na próxima terça-feira

Após a onda de indignação da população paraense sobre o recente reajuste de 18,31% aprovado na semana passada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a agência precisou suspender sua decisão de forma temporária, ou seja, o reajuste será realizado, mas agora o órgão irá reavaliar e definir uma nova porcentagem.

A mudança ocorreu após o governador Helder Barbalho anunciar que havia entrado com uma medida judicial contra o reajuste. Para Helder, o Estado é quem produz boa parte da energia aos Estados brasileiros e o aumento prejudicaria tanto a população quanto os investidores. A decisão da suspensão ocorreu após as manifestações da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA), da Procuradoria do Estado e do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Pará (Concepa).

Uma reunião da diretoria da Aneel está marcada para a manhã da próxima terça-feira (07), para avaliar o processo da concessionária Equatorial Pará e estipular um novo número. A reunião começa às 9h e é possível acompanhar pelo canal da Aneel no youtube. Os olhos do poder público do Estado e de seus consumidores estarão voltados para a reunião que provavelmente terá um novo número.

“Estamos apreensivos, muitas pessoas comemoraram a suspensão, mas não atentaram para o fato de que é temporária, de que o reajuste ainda está de pé. Precisamos confiar nos defensores de nossos interesses para barganhar um número que seja adequado a realidade paraense. E não só da realidade do consumidor, mas do próprio Estado, que é um dos maiores produtores de energia elétrica do país. Então a expectativa é a de que o Pará, pelo menos, não tenha a tarifa mais cara do país, pois é um contrassenso. Vamos aguardar a reunião de terça”, explica Carlindo Lins, professor e presidente do Conselho de Consumidores da Equatorial, órgão que representa os 2,5 milhões de usuários da concessionária no estado.

Energia elétrica não dá lucro

Segundo a Aneel, o reajuste, chamado de Revisão Tarifária Periódica (RTP), consiste na redefinição das taxas, prevendo a cobertura dos custos operacionais eficientes e a remuneração dos investimentos prudentes realizados. Por outras palavras, as concessionárias alegam que o lucro não está compensando os custos de operação, que segundo as mesmas, estão desatualizados.

O argumento da agência não caiu bem entre os consumidores paraenses, que no ano passado já haviam passado por um reajuste de mais de 15%. O reajuste da tarifa compromete a renda da maioria da população do estado, além de diminuir a capacidade empreendedora da região. Se está difícil para quem tem apenas uma televisão e um ventilador, para quem tem um negócio a cuidar, a situação beira o desespero.

“Tenho uma loja de bolo no centro de Belém e nos últimos dois anos a conta da nossa energia mais do que dobrou, hoje ultrapassa os quatro mil reais. E claro, prejudica muito o andamento e crescimento do negócio. Não é só o faturamento, mas a tarifa também é essencial para que se crie um ambiente próspero aos negócios, e aqui no Pará, infelizmente, não temos. Agora é aguardar essa nova tarifa”, diz Laert Dantas, que agora está investindo na energia solar como alternativa ao que classifica como “tarifa abusiva”.

Os órgãos estaduais afirmam que o reajuste coloca o estado no topo do ranking da conta de energia mais cara do país, sendo muito superior à inflação do período. No documento que provocou a suspensão do reajuste, os representantes do Pará ressaltaram que a proposta é contrária ao “desenvolvimento e à diminuição das desigualdades regionais, já que desconsidera as diferenças demográficas e geográficas, assim como as diferenças socioeconômicas entre as unidades federativas”.

A dúvida que permanece para a maior parte dos consumidores paira sempre sobre o potencial energético do Pará. Se o estado é o 2º maior gerador de energia elétrica no Brasil, com capacidade de produção atual de mais de 22 MW, segundo dados do Anuário Estatístico de Energia Elétrica, como pode ter a tarifa mais cara do país?

“O ideal seria não haver reajuste, ainda mais nesse nível e após um bem grande que ocorreu no ano passado. Se a concessionária operasse no prejuízo, como anuncia lucros anuais? É uma questão simples e que contrapõe o argumento deles. Os consumidores paraenses estão de olhos nessa importante reunião”, disse Carlindo.

Equatorial se manifesta

Com relação à prorrogação do anúncio das novas tarifas para a área de concessão da Equatorial Pará, a distribuidora informou que segue aguardando as definições da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão responsável por conduzir o processo de definir anualmente e manter atualizado o valor das tarifas das concessionárias de energia elétrica em todos os estados do País, conforme contratos de concessão assinados.

Para a Equatorial Pará, o reajuste é essencial para que o serviço contine sendo prestado. “Importante destacar que a tarifa visa assegurar a receita necessária para prestação do serviço, dando condições para a continuidade do programa de investimentos e viabilizando o atendimento da população e o desenvolvimento do estado do Pará”, diz a empresa.

Por: O liberal

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Helder apresenta potencialidades do Pará em Nova York

O governador do Pará, Helder Barbalho, participou, nesta quarta-feira (15), do BTG Pactual - Brazil…

3 horas ago

Homem é preso por tráfico de drogas e falsidade ideológica em Rurópolis, no Pará

Na noite de quinta-feira (16), por volta das 22h20, uma guarnição da polícia militar foi…

4 horas ago

Anvisa anuncia novas restrições para venda do medicamento zolpidem

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu restringir ainda mais a venda do medicamento zolpidem.…

4 horas ago

Siga essa dica e seu aparelho Android ficará mais rápido

Segredinho pode deixar celulares rápidos | ReproduçãoSabe àquelas reclamações dos usuários sobre o travamento dos…

9 horas ago

Homem é preso transportando mais de 8 kg de drogas em um ônibus no município de Jacareacanga

No mesmo dia, uma guarnição da Polícia Militar realizou rondas ostensivas no município de Jacareacanga,…

9 horas ago

Relógio de passageiro do Titanic é leiloado por R$ 7 milhões

No último dia 27 de abril, um relógio de ouro, que foi do passageiro mais…

9 horas ago

This website uses cookies.