PF e Ibama desmobilizam garimpo que poluía rio

A Polícia Federal e Ibama flagraram garimpo que trazia risco à linha de transmissão de Belo Monte, nesta segunda-feira (25/07). O novo ponto de garimpo ilegal foi encontrado no rio Novo, em Curionópolis, em região que já foi alvo de outras operações recentes da PF.No local, foram apreendidas duas escavadeiras, dois motores estacionários e dois mil litros de combustível.

Pela impossibilidade de remoção, todos os itens foram inutilizados. O prejuízo total do crime, na ação, é de quase R$ 2,6 milhões.O combate aos garimpos ilegais na região é tema constante de atuação da Polícia Federal.

As operações atuais são desdobramentos de outras recentes. Em novembro do ano passado foi deflagrada a operação Curto-circuito, por conta da ameaça ao outro linhão de 800kva de Belo Monte. Em fevereiro deste ano, a PF voltou a reprimir estes crimes, dessa vez em pontos próximos a outro linhão, o Xingu-Rio. Nessa operação, foi feito bloqueio de bens avaliados em R$ 361 milhões.

As linhas de transmissão da Usina Belo Monte passam por quatro Estados (PA, TO, GO e MG), abastecendo o Sistema Interligado Nacional (SIN), que distribui energia elétrica para todo Brasil. O avanço do garimpo em direção às torres de transmissão traz sério risco de desabastecimento ao país.

Foto: PFPA

O local flagrado nesta segunda-feira fica próximo a pontos que foram alvo da operação Rio Novo, deflagrada em junho deste ano. Na ocasião, Polícia Federal, Ibama e ICMBio cumpriram 21 mandados de busca e apreensão em quatro operações simultâneas na região.

O garimpo nas margens do rio é responsável pela poluição dos afluentes do rio que abastecem a cidade de Parauapebas e região. Conforme atestado por órgãos ambientais, a bacia hidrográfica local já apresenta alto grau de contaminação por conta do uso irregular de mercúrio.

O rio Novo é o mais agredido nos últimos anos, levando poluição ao rio Parauapebas, que fica às margens da Floresta Nacional de Carajás. Se confirmada a hipótese criminal, os responsáveis poderão responder por crimes ambientais, crime de usurpação de recursos da União (extração ilegal de minério), associação criminosa, dentre outros.

As investigações seguem em andamento.

Fonte: PFPA

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Hospital Regional do Tapajós Inicia Ações em Homenagem ao Outubro Rosa

O Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, sudoeste do Pará, deu início, na quinta-feira…

1 hora ago

Vídeo: câmera registra acidente de jovem tentando manobra perigosa em Tailândia

Uma câmera de segurança fixada em um estabelecimento comercial registrou um grave acidente de um…

3 horas ago

Edinho desfalca o Paysandu na reta final da Série B

Edinho tem volta aos gramados prevista para abril de 2025 | Jorge Luis Totti /…

5 horas ago

O papel da vegetação urbana no controle das ilhas de calor no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro, uma das maiores cidades brasileiras, é mundialmente conhecido por suas paisagens…

6 horas ago

Quase 248 mil trabalhadores ainda não retiraram abono salarial

Dos mais de 700 mil trabalhadores habilitados para receber abono salarial em setembro, apenas 475.933…

6 horas ago

Tomé-Açu: acusado de esfaquear o próprio pai diversas vezes é procurado pela polícia

Autoridades policiais intensificaram as buscas contra um homem identificado por Júnior Silva de Oliveira, acusado…

7 horas ago

This website uses cookies.