Categories: BrasilEconomia

Lula diz que semana foi vitoriosa, após aprovações no Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira (11), que o aumento do otimismo dos brasileiros com a economia é fruto da capacidade de negociação que vem sendo colocada em prática pelo governo federal. Segundo ele, o país teve uma semana vitoriosa, após a aprovação de matérias importantes no Congresso Nacional, como a da reforma tributária e o texto-base do projeto de lei que restaura o voto de desempate no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Em seu programa semanal Conversa com o Presidente, Lula lembrou que o PT e a esquerda têm pouco mais de uma centena de deputados na Câmara e que, para obter maioria simples na Casa, precisa de pelo menos 257 votos. “Isso mostra o quanto precisamos negociar para construirmos a governabilidade”, disse Lula.

Ele destacou que essa governabilidade “foi construída para votar a política tributária, mas não por ser do interesse do [Fernando] Haddad ou do Lula, e sim por ser uma coisa de interesse do país”, que precisa de tranquilidade e paz para criar condições de fazer com que a economia cresça e, acima de tudo, para que esse crescimento seja repartido entre todos os brasileiros.

“É isso o que tentamos construir, reduzindo a capacidade de pagamento de imposto, mas aumentando a quantidade de pessoas que vão pagar. O governo pode cobrar menos e arrecadar mais porque tem mais gente pagando. A gente então inibe a sonegação”, disse o presidente.

“Por isso foi importante a aprovação do Carf. É nele que se fazem as negociações entre os devedores e a Fazenda. Só que quando dava empate o sonegador ganhava. Nós então resolvemos que deveria ter um voto de desempate, e colocamos o governo dando o voto de desempate”, acrescentou.

Lula reafirmou que tudo isso é fruto de negociação. “Não é o ‘dando que se recebe’. É negociar, como a boa prática de negociação existe no mundo inteiro”, complementou.

Para o presidente diz que esse cenário de avanços é percebido pela população, deixando-a mais otimista:

“As pessoas que estavam pessimistas estão vendo o dólar cair e a economia crescer. Estão vendo sinais de que o salário e os empregos vão crescer. As pessoas estão ficando mais otimistas porque a inflação está caindo e logo vai começar a baixar a taxa de juros, mesmo com o presidente do Banco Central sendo teimoso e tinhoso”.

Agência Brasil

admin

Recent Posts

Condutor de carro de passeio acaba esmagado entre dois caminhões na BR-153

Um grave acidente de trânsito na BR-153, no sentido São Geraldo do Araguaia, no sudeste do Pará,…

2 horas ago

Sem tropeços, Paysandu poderia estar no topo da Série B

Paysandu terá de fazer sua parte dentro de casa, do contrário terá sufoco na campanha…

5 horas ago

Jovem com ‘pior dor do mundo’ quer sair do Brasil para realizar eutanásia, na Suiça

Uma jovem, veterinária, identificada como Carolina Arruda, 27 anos, moradora de Bambuí–MG, decidiu passar por uma…

7 horas ago

Reforma tributária: grupo inclui carros elétricos no imposto seletivo

O grupo de trabalho criado pela Câmara dos Deputados para tratar da regulamentação da reforma…

7 horas ago

Pavani quer Clube do Remo agressivo fora de casa

Pavani acredita que Remo tem condições de conquistar pontos fora de casa | Samara Miranda…

10 horas ago

Eleições 2024: quando vai ser o pleito deste ano

As eleições municipais ocorrem em outubro em todo o país, exceto no Distrito federal e o arquipélago de Fernando…

11 horas ago

This website uses cookies.