Categories: MarabáNotícias

Governo quer inserir autônomos no Minha Casa, Minha Vida

O governo federal estuda medidas para facilitar a comprovação da renda de trabalhadores autônomos com o objetivo de permitir que eles tenham acesso ao programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). A informação foi revelada nesta quarta-feira (19) pelo ministro das Cidades, Jader Filho.

Para fazer parte do programa habitacional, o trabalhador precisa comprovar a renda que recebe mensalmente. Para quem é autônomo, porém, essa tarefa costuma ser mais complicada, a exemplo de catadores de materiais recicláveis, motoristas de aplicativos e vendedores ambulantes.

“Minha Casa, Minha Vida” é reparação histórica, diz Lula

“A equipe da Secretaria Nacional de Habitação, através do secretário Ailton Madureira, tem feito esse estudo junto à Caixa Econômica Federal para que nós possamos apresentar uma proposta à Casa Civil, ao presidente Lula, para atender esse público. São essas pessoas que têm renda, mas não conseguem fazer a comprovação dessa renda. É o motorista de Uber, é o catador de material reciclável, [são] os autônomos todos que acabam não tendo carteira assinada e não conseguem fazer essa comprovação”, explicou Jader Filho em entrevista à Agência Brasil.

Para fazer parte do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, o trabalhador precisa comprovar a renda que recebe mensalmente |Fernando Frazão/Agência Brasil

E MAIS:

“Minha Casa, Minha Vida” pode criar bibliotecas públicas

Minha Casa, Minha Vida terá juros menores

Esses profissionais estão entre as categorias que podem ter dificuldade para comprovar os próprios rendimentos. No Brasil, estima-se que 38,8 milhões de pessoas estavam na informalidade em 2022, o que representava 39,6% da população economicamente ativa.

Portarias pendentes

O ministro acrescentou que o tema já está maduro no Ministério das Cidades, mas citou que ainda é preciso avançar primeiro com outras portarias pendentes que são necessárias para executar o Minha Casa, Minha Vida.

Jader lembrou que o ministério foi extinto no governo anterior, o que estaria dificultando o trabalho. “Pegamos o ministério do zero”, justificou.

O novo Minha Casa, Minha Vida entrou em vigor no início de julho deste ano com a sanção da lei do programa pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Pará tem redução de 67% nos casos de roubos em 2024

O Pará continua a colher frutos positivos das ações de segurança pública, com resultados cada…

6 minutos ago

Criança e homem morrem após grave acidente na Alça Viária, no Pará

De acordo com informações preliminares, uma criança de oito anos, identificada como João Neto, que…

6 minutos ago

Hospital Regional do Baixo Amazonas realiza primeiro transplante de rim em 2025

Para quem faz hemodiálise, a esperança vai além das sessões semanais. Pode ser também o…

4 horas ago

Família procura homem desaparecido em Tailândia

A família de Francisco Fábio Pereira de Sousa (49) está em busca de informações sobre…

5 horas ago

BBB25: tudo o que se sabe sobre a nova edição do reality

Após a saída de Boninho da Globo, o futuro do Big Brother Brasil (BBB) foi…

6 horas ago

Salário mínimo passa para R$ 1.518 a partir desta semana

O Brasil tem desde esta quarta-feira (1º de janeiro) um novo valor de R$ 1.518…

6 horas ago

This website uses cookies.