Helicóptero Mars Ingenuity | Divulgação/Nasa
Após 63 dias de silêncio, o helicóptero Mars Ingenuity voltou a ter contato com a Terra. O pequeno drone subiu aos céus de Marte em 26 de abril para seu 52º voo, mas perdeu contato com os controladores da missão antes de pousar, criando um blecaute de comunicações de um mês.
Em 28 de junho, o Ingenuity ligou novamente sem quaisquer problema aparente na segurança e o paradeiro do primeiro dirigível em outro planeta. No entanto, ainda falta muito tempo para que os humanos aqui na Terra confirmem se o dispositivo pousou com segurança no planeta vermelho.
O voo tinha como objetivo reposicionar o helicóptero e capturar imagens da superfície marciana. A equipe da missão antecipou que poderia ocorrer uma interrupção na comunicação. Isso ocorre porque Ingenuity se comunica com o controle da missão no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da National Aeronautics and Space Administration (Nasa) em Pasadena, Califórnia, retransmitindo todas as mensagens por meio do rover Perseverance.
NASA convida paraenses para apresentar pesquisa nos EUA
“A parte da cratera Jezero que o rover e o helicóptero estão explorando atualmente tem muito terreno acidentado, tornando as interrupções de comunicação mais prováveis”, disse Josh Anderson, líder da equipe Ingenuity no JPL, em um comunicado.
tags
Quer receber mais notícias como essa?
Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor
Conteúdo Relacionado
IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.