PF desmobiliza garimpos em terra indígena

A Polícia Federal fechou seis garimpos ilegais na Terra Indígena Kayapó, município de Redenção nesta segunda-feira (12/06). A operação, de combate a crimes ambientais e de extração ilegal de minérios, teve participação do Ministério Público Federal, Funai e Ibama, com apoio aéreo do Comando de Aviação Operacional (CAOP) da Polícia Federal.

Duas equipes realizaram diligências em áreas de garimpo dentro da Terra Indígena e inutilizaram máquinas, motores e estruturas de apoio.

Foram inutilizadas seis escavadeiras hidráulicas (conhecidas na região como “PC”), sete motores estacionários, uma caminhonete, seis mil litros de diesel, três motocicletas e cinco estruturas de apoio. O prejuízo aos infratores supera R$ 3,5 milhões.

A operação faz parte das ações de combate aos crimes nas terras indígenas em cumprimento à decisão do STF na ADPF 709/2020, uma ação que a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) propôs, em agosto de 2020, pedindo medidas de proteção às comunidades indígenas, para conter o avanço do crime nos territórios indígenas.

Verificação

No domingo (11/06), a Polícia Federal fez incursão na Terra Indígena Apyterewa, também em conjunto com o MPF, Funai e Ibama, para atestar a inatividade dos garimpos e colher elementos para subsidiar ações de combate à grilagem de terras e desmatamento na região.

A inatividade dos garimpos na terra indígena havia sido verificada previamente por imagens de satélite e foi comprovada no sobrevoo realizado no último domingo.

Diversas operações realizadas pela Polícia Federal ao longo dos anos conseguiram, aos poucos, desestimular a atuação dos infratores, cujas atividades ilícitas resultaram em um enorme impacto ambiental para a terra indígena e seus ocupantes.

As ações de monitoramento e combate à focos de garimpo continuarão por parte da Polícia Federal e demais órgãos de fiscalização.

Fonte: Portal Plantão 24horas News, com informações PF/PA

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Novos dirigentes ganham espaço no Paysandu

Toda semana, o DOL Rádio Esporte apresenta novidades sobre os bastidores do esporte paraense, em…

55 minutos ago

Queda de ponte: corpo de criança de 11 anos é encontrado

O número de mortos pela queda da ponte Juscelino Kubitschek entre Tocantins e o Maranhão…

55 minutos ago

Três em cada dez domicílios não contam com rede de esgoto

Três em cada dez domicílios no país ainda não contam com rede de esgoto, segundo a…

55 minutos ago

Polícia Militar Prende Suspeito de Furto em Itaituba

Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada nesta terça-feira, 24 de dezembro de 2024, para…

6 horas ago

Bragança se prepara para a festa da Marujada

O município de Bragança, no nordeste do Pará, se prepara para receber mais uma edição…

7 horas ago

Mulher é Flagrada Furtando Camiseta Infantil em Itaituba

Uma mulher foi flagrada furtando uma camiseta infantil na loja Donabi, localizada na travessa João…

11 horas ago

This website uses cookies.