Categories: MarabáNotícias

Câmara cria frente parlamentar para fortalecer COP 30 no PA

O lançamento da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP-30 no Brasil, reuniu ontem (13), em Brasília, ministros de diversas áreas do governo federal, representantes da Organização das Nações Unidas, da União Europeia e de outros organismos multilaterais. A criação da Frente foi idealizada pela deputada federal Elcione Barbalho (MDB-PA) e já conta com a adesão de 210 parlamentares.

Na abertura do evento, realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, Elcione reforçou que, entre os principais objetivos estão o incentivo à bioeconomia, a transição para modelos produtivos de baixo carbono, a recuperação florestal e o apoio aos povos tradicionais – como ribeirinhos, indígenas e quilombolas – que vivem em harmonia com a natureza. A trigésima edição da Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima será realizada em Belém em 2025.

“É uma oportunidade única para discutirmos medidas e soluções concretas para o enfrentamento das mudanças climáticas. Estamos correndo contra o tempo e a luta contra o colapso ambiental é urgente. Mas, hoje, podemos olhar o futuro do nosso País com mais esperança: nós voltamos a ser exemplo de comprometimento e de cooperação internacional”, afirmou.

A Frente Parlamentar tem como vice-presidente a deputada paraense Dilvanda Faro (PT). Estiveram presentes ao evento os ministros Jader Filho (Cidades), Waldez Goés (Desenvolvimento Regional), Simone Tebet (Planejamento) e Mauro Vieira (Relações Exteriores). Todos eles se comprometeram em dar suporte ao Governo do Estado e à Prefeitura de Belém para a infraestrutura necessária para a realização da COP 30.

Elcione Barbalho destacou que a realização da COP 30 em Belém abre os olhos do mundo para a capital do Pará como representante da Amazônia e do Brasil. “Sinto uma responsabilidade ainda maior porque o meu Estado do Pará tem a maior parte de seu território (mais de 70%) coberto pela floresta e está localizado na maior rede hidrográfica do mundo”, detalhou. “É por este motivo que criamos a Frente, porque acreditamos que essa é uma oportunidade única para discutirmos medidas e soluções concretas para o enfrentamento das mudanças climáticas”, ressaltou a deputada.

Elcione Barbalho |FOTO: MARCO SANTOS / AGÊNCIA PARÁ

A ministra Simone Tebet anunciou apoio orçamentário às iniciativas de economia verde, marcada pela produção com baixa emissão de gases poluentes. Tebet citou novidades na elaboração do PPA, o Plano Plurianual que vai orientar os investimentos federais de 2024 a 2027. Pelos cálculos de Simone Tebet, é possível obter mais de 30 bilhões de dólares para o Brasil por meio de recursos de organismos como o Banco Mundial e os Brics, o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O ministro das Cidades, Jader Filho, comemorou o momento em que o Brasil voltou a tratar de temas que foram esquecidos. “O presidente Lula diz sempre que em todas as COPs o tema central sempre foi a Amazônia. Daí a importância de o presidente não poupar esforços junto à ONU para que a COP fosse realizada no lugar mais importante do mundo, quando o assunto é meio ambiente”, disse o ministro.

SOMA

O governador Helder Barbalho enalteceu a criação da Frente Parlamentar e disse que esse apoio simboliza uma soma de esforços institucionais. “É fundamental a união de esforços dos poderes executivos federal, estadual e municipal e agora, com o Parlamento brasileiro para colaborar, será mais fácil realizar o conjunto de ações que se fazem necessárias para que possamos fazer a mais extraordinária cúpula de discussão da agenda climática”, enfatizou.

“Essa Frente Parlamentar terá um papel estratégico na colaboração de procedimentos legislativos e fortalecimento institucional para que Belém faça a maior COP de todos os tempos”, completou o governador paraense.

Além de lideranças políticas e técnicos, também participaram do evento o embaixador da Delegação da União Europeia, Ignacio Rubio, que destacou a já anunciada doação de 20 milhões de euros ao Fundo Amazônia. A embaixadora e coordenadora da ONU no Brasil, Silvia Rucks, reforçou a intenção de novas parcerias, como a realizada recentemente com o Consórcio de Governadores da Amazônia na criação do Fundo para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável no bioma.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Então é Natal! Papai Noel chega a Belém neste domingo (10)

Papai Noel chega a Belém em programação gratuita que será realizada em shopping da cidade…

1 hora ago

Mulher é Agredida Durante Roubo de Celular em Belém

Neste domingo, 17 de novembro de 2024, um incidente violento ocorreu na Avenida Sul, no…

3 horas ago

Jovem morre ao ser atingido por raio enquanto mexia no celular no Pará

Um jovem identificado apenas como Luiz Carlos morreu na noite de segunda-feira (18), após ser…

3 horas ago

BPTech: Inovação e tecnologia no setor de saúde em Belém

Pentero 800S da ZEISS utilizando para a realização de cirurgias cardíacas | ReproduçãoO Hospital Beneficente…

7 horas ago

Veículo Furtado em Itaituba é Recuperado pela Polícia Militar

Na manhã deste domingo, 17 de novembro de 2024, uma guarnição da Polícia Militar recebeu…

7 horas ago

This website uses cookies.