Categories: MarabáNotícias

Internet: denúncias de abuso sexual infantil crescem 70%

No mês marcado pelo Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, um alerta importante é extraído das denúncias analisadas pela Central Nacional de Denúncias da SaferNet, associação civil que atua na defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil. Nos primeiros quatro meses de 2023, o total de denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil compartilhadas pela ONG com as autoridades teve aumento de 70% em relação ao mesmo período de 2022. O maior aumento registrado neste período do ano desde 2020.

O crescimento diz respeito ao número de denúncias únicas, modalidade que se refere a conteúdos que não haviam sido denunciados previamente (links não repetidos) e que foram encaminhados para a análise das autoridades competentes. Nesse sentido, de 1º de janeiro a 31 de abril de 2023, a SaferNet recebeu 23.777 denúncias únicas contra esse tipo de crime, sendo que no mesmo período do ano passado, o volume foi de 14.005 denúncias.

Leia também:

Ação intensifica luta contra a exploração sexual infantil

Jovem de 20 anos é suspeita de abusar adolescente no Pará

Analisando a série histórica, é possível observar que esse tipo de crime já havia apresentado crescimento anteriormente, mas não na proporção observada em 2023. No primeiro quadrimestre de 2020, o total de denúncias únicas de imagens de abuso e exploração sexual infantil apresentou 33% de aumento em relação a 2019. Já em 2021, o crescimento foi de 29% em relação a 2020. A única exceção ocorreu em 2022, quando houve uma redução de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior.

IMPACTO

Considerando o total de denúncias desse tipo de crime recebidas pela SaferNet por ano – aqui contabilizando todos os links denunciados, inclusive os repetidos -, houve um crescimento de 9,91% no ano de 2022 em relação ao ano de 2021. De acordo com a ONG, essa foi a primeira vez, desde 2011, que a SaferNet recebeu mais de 100 mil denúncias por 2 anos seguidos: em 2021 foram contabilizadas 101.833 denúncias e em 2022 o total ficou em 111.929.

Para a psicóloga da SaferNet, Bianca Orrico, o aumento de denúncias é um indicador do impacto sofrido pelos usuários ao se deparar com imagens de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes na internet. “Antes, esses conteúdos se encontravam mais restritos à deep web, mas agora eles estão cada vez mais presentes nos diferentes ambientes digitais que a gente utiliza. Então, o acesso à informação sobre como denunciar desempenha um papel essencial para a participação e mobilização de toda a sociedade para continuar combatendo violações envolvendo crianças e adolescentes na internet”.

Bianca explica que, após o recebimento de uma denúncia pela SaferNet, o conteúdo é encaminhado para que as autoridades possam confirmar se há indícios de crime. “Após o envio de uma denúncia de um conteúdo que está acessível publicamente através da Central de Denúncias, o conteúdo é encaminhado para o Ministério Público Federal (MPF), que vai analisar os links e pode tomar as devidas providências”, aponta. “Quando há materialidade de crime federal, pode ser instaurada uma investigação criminal, e quando a atribuição é estadual, o MPF encaminha o caso para o Ministério Público local”.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Polícia Militar Prende Suspeito com Grande Quantidade de Drogas na BR 230

Na tarde deste domingo, 17 de novembro de 2024, exatamente por volta das 17h00, uma…

18 minutos ago

Homem é encontrado morto com marcas de terçado no Alto Moju

Durante a manha desta segunda-feira (18), um homicídio foi registrado na comunidade Santo Antônio, localizada…

18 minutos ago

Amigos do Futebol viverão RExPA inédito em Belém

O advogado e avô, Fábio Gomes (torcedor do Clube do Remo), para felicidade do neto,…

1 hora ago

Haddad critica imprensa por cobertura sobre desoneração fiscal

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou nessa quarta-feira (13) a postura da imprensa na…

1 hora ago

Equipamentos e Bomba de Recalque para Efluentes

Os equipamentos para tratamento de efluentes são fundamentais para a saúde pública e o meio…

4 horas ago

Morre em Belém um dos sócio-fundadores do Grupo Líder, Osmar Corrêa Rodrigues

Um dos sócio-fundadores do Grupo Líder morreu na manhã desta segunda-feira (18) em Belém. O empresário…

4 horas ago

This website uses cookies.