Gripe aviária: governo decreta estado de emergência zoossanitária em todo o país

Na noite desta segunda-feira, 22, o Governo Federal decretou estado de emergência zoossanitária no país por 180 dias, após o avanço do número de casos de influenza aviária. A decisão foi oficializada em edição extra do Diário Oficial.

De acordo com o governo, o número de casos subiu de cinco para oito. Até o momento, não há casos identificados em humanos, porém, a ocorrência em aves silvestres foi registrada em dois estados: Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Com o decreto de estado de emergência, o governo dispõe de mais instrumentos para atuar e controlar a disseminação do vírus.

A portaria autoriza ações integradas entre o Ministério da Agricultura e outras pastas, além é claro, de autorizar o governo federal a repassar recursos e auxiliar estados diante de medidas de contenção.

Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil não perde o status de “livre de influenza aviária”, uma vez que, os casos detectados não atingiram a produção comercial.

Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF/ES) e a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro (SEAPPA/RJ), já está sendo adotado os procedimentos técnicos relacionados às novas ocorrências. Além disso, são realizadas ações de comunicação e de vigilância desde a detecção dos primeiros casos no Espírito Santo, no último dia 15 de maio.

Por: CNN

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

16 horas ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

2 dias ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

2 dias ago

This website uses cookies.