Conta de luz elétrica pode ficar 18% mais cara no Pará

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a aprovação da abertura de Consulta Pública para discutir proposta de Revisão Tarifária Periódica da Equatorial Pará Distribuidora de Energia S.A. O reposicionamento tarifário consiste na redefinição das tarifas em nível compatível com a cobertura dos custos operacionais eficientes e com a remuneração dos investimentos prudentes realizados. De acordo com a Aneel, consumidores residenciais do Pará podem ter aumento de até 18,32%. Já os consumidores de baixa tensão podem ter um aumento médio de 18,55%, enquanto os de alta, a elevação pode ser de 10,63%.

A Equatorial Pará atende a 2,94 milhões de unidades consumidoras localizadas no estado. Ainda de acordo com a agência reguladora, entre os itens que mais impactaram nos cálculos relativos às contas de energia no Pará foram: retirada dos componentes financeiros do processo de revisão anterior e o aumento do custo com encargos do setor, transporte e compra de energia.

A Consulta Pública está aberta a todos os que se interessarem em participar das discussões sobre o aumento tarifário para o consumidor paraense. As contribuições podem ser enviadas via e-mail até o dia 23 de junho. Em 26 de maio acontecerá uma sessão pública presencial em Belém.

A expectativa é que os novos índices sejam deliberados em Reunião Pública Ordinária da Diretoria do dia 1º de agosto. Os novos índices têm a previsão de entrar em vigor no dia 7 do mesmo mês. Além disso, também será discutida a definição dos correspondentes limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da empresa, no período de 2024 a 2027.

Resposta

Em nota, a Equatorial Pará disse que “o processo de revisão tarifária na Equatorial Pará é realizado a cada quatro anos pela Aneel e obedece às normas fixadas pela agência e ao Contrato de Concessão e tem como um dos principais objetivos reconhecer os investimentos da concessionária no período. Esse procedimento é aplicado, de acordo com o calendário da agência reguladora, a todas as distribuidoras de energia elétrica do país”. A Equatorial esclareceu que o processo de revisão deve durar cerca de 45 dias e que as informações divulgadas ainda são preliminares.

Por: DOL

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Falso pai-de-santo é preso no Pará após estuprar mulheres e pôr a culpa em ‘Zé Pilintra’

Um homem de 51 anos que se dizia pai-de-santo foi preso pela Polícia Civil nesta…

26 minutos ago

EETEPA Itaituba Celebra Formatura em Diversas Áreas Técnicas

Os estudantes da Escola de Ensino Técnico (EETEPA) Itaituba, no sudoeste do Pará, celebraram a…

1 hora ago

Boletim revela causa da internação de filho de Viih Tube

Viih Tube com os filhos, Ravi e Lua | Foto: Reprodução/Redes SociaisA influenciadora Viih Tube…

4 horas ago

Tailândia: Chef Pâtisserie Bruna Garcia eleva patamar da Adega Tai para excelência em confeitaria

A Adega Tai, conhecida por ser uma referência em qualidade e inovação em Tailândia, nordeste…

5 horas ago

Resgate Emocionante: Cadelinha é Salva de Poço no Bairro Boa Esperança

Uma cena de cortar o coração: uma cadelinha presa no fundo de um poço suplicava…

6 horas ago

PGR se manifestou pela prisão do general Walter Braga Netto

Paulo Gonet esclareceu que a prisão preventiva de Braga Netto seria uma medida capaz de…

10 horas ago

This website uses cookies.