O influenciador digital amazonense Agenor Tupinambá, que viralizou nas últimas semanas por ter uma “capivara de estimação”, despediu-se do roedor nessa quinta-feira (27). O fazendeiro de 23 anos entregou a capivara ao Ibama após ser denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal.
A capivara, batizada de “Filó”, foi transportada de avião de Autazes, a 113 quilômetros da capital amazonense, até o aeroclube de Manaus. O animal foi recebido por agentes do IBAMA e conduzido até um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde deve ser feito um trabalho de reintegração à natureza.
“Seu verdadeiro habitat natural é meu coração”, escreveu o influencer em nota de despedida nas redes sociais.
Entenda o caso
Agenor foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal, ele tinha um prazo de seis dias para entregar a capivara às autoridades. O limite expirou na última segunda-feira, 24.
Tupinambá afirmou que a logística para o transporte da “Filó” foi feito com o apoio da deputada Joana Darc, que prestava apoio jurídico ao influenciador e auxiliou com o frete da aeronave: “Tivemos uma reunião com o Ibama, onde foi feito um acordo, porque eles não iriam conseguir chegar até onde estava a ‘Filó’. Transportar ela de carro pela estrada seria muito estressante, então foi montada essa logística para trazê-la até Manaus”, disse.
Apesar de Tupinambá ter entregue ‘Filó’ ao Ibama, ele contou que ainda terá que pagar as multas de mais de R$ 17 mil impostas pelo órgão. Para conseguir o recurso, o fazendeiro contou que deve abrir uma “vaquinha” online nos próximos dias.
Por: G1