Deputado Wescley destaca assuntos que serão debatidos na audiência sobre a garimpagem na região do Tapajós

Em coletiva de imprensa, promovida nesta quinta-feira (06), o Deputado Estadual Wescley Tomaz (PSC) abordou assuntos que serão debatidos na audiência pública sobre a garimpagem na Região do Tapajós. O evento acontecerá no Centro de Convenções Daniel Berg, em Itaituba (PA), no dia 14 de abril.

Conforme destacou Wescley, o atual cenário do garimpo é o pior possível e pode piorar ainda mais, caso não sejam tomado nenhuma providência. O deputado é defensor de um modelo de mineração que respeite a legislação ambiental.

Entrevista ao deputado ocorreu na Câmara de Itaituba. (Foto: Reprodução/Picaxu Produções).

“O cenário é o pior possível. Hoje o garimpo. A figura do garimpeiro, que é uma figura histórica no Brasil, está sendo tratado como ‘boi de piranha’ para essa questão ambiental. Essa questão ambiental chegou ao Brasil, e há uma política direcionada de forma nacional, que eu sou contra, mas essa questão do meio ambiente só tende a piorar. Itaituba, por mais de cinco décadas, só sobrevive do garimpo, e a gente não tem outra alternativa por enquanto. E daí está ruim nossa situação, mas ele tende a ficar ainda pior, e a gente precisa fazer com que a classe se mobilize. A gente possa através dessa audiência pública explicar para os garimpeiros o que está acontecendo. O que está por vir e buscar alternativas. Nesses dois meses que nós estamos em Belém, nós já conseguimos construir alguns pontos interessantes de viabilidade para a nossa região. Agora, não dá para discutir sem a classe”, disse Wescley.

Desse modo, o principal do encontro é debater estratégias para um modelo de garimpo sustentável para a região. Entre as principais temáticas que serão discutidas, estão os caminhos a serem seguidos na busca da legalização da atividade mineral.

“99% do subsolo do Tapajós está requerido há mais de 20 anos. Então, se o garimpeiro quiser legalizar, ele não vai conseguir, porque o subsolo que ele já está trabalhando tem dono. Essa primeira situação. Uma recuperação com a pegada sustentável. Recuperar uma área e transformar aquela área improdutiva, quando mais pelo garimpo, mas por outra atividade, com certeza isso vais ser pauta. Então, nós vamos apresentar alternativas para o Governo Federal, Governo Estadual, Governo Municipal e o garimpeiro. A gente precisa criar um ambiente que essas pessoas possam se legalizar e gerar riquezas e renda para o povo de cada região dessa região Amazônica […]”, disse Wescley.

De acordo com Wescley, o encontro é promovido com apoio da Assembléia Legislativa do Pará (ALEPA). Oito deputados (08) já estão confirmados a participar do evento. “… Na audiência, a apresentação que a prefeitura vai fazer, através do secretário de meio ambiente, que a federação, que OCB, que as cooperativas e institutos mineral vai fazer e a minha apresentação, enquanto membro da comissão, eu tenho certeza que nós vamos dar um outro ponto de vista aos deputados que virão. Já temos 8 deputados confirmados e mais 4 a confirmar e, praticamente, os nove estados do parlamento amazônico, sete já confirmaram presença. Esse movimento não é do Deputado Wescley. Esse movimento é do empresário, do garimpeiro, quem mora aqui e acha que o garimpo é importante. A audiência pública sempre dá poucas pessoas. Quando você vem para a audiência, e tá lotado, o comércio está participando, demonstra a importância. Se as pessoas acham que o garimpo é importante para nossa região, dia 14 é uma grande oportunidade de se mandar esse recado”, finalizou.

Fonte: Portal Plantão 24horas News

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Bolsa cai 4,31% em dia tenso e reverte início positivo de mês

Num dia marcado por tensões internas, a bolsa sofreu forte queda e reverteu o desempenho…

5 horas ago

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

1 dia ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

2 dias ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

This website uses cookies.