Após audiência em Itaituba, Deputado Wescley vai a Brasília em busca de alternativas para o garimpo do Tapajós

O Deputado Estadual Wescley Tomaz (PSC) está em Brasília (DF), onde já participou de uma audiência na Comissão de Minas e Energia (CMN), em busca de alternativas para a legalização da garimpagem na região do Tapajós. De acordo com o parlamentar, cerca de 80% dos garimpos estão dentro de áreas que podem ser documentadas.

Conforme Wescley disse em áudio que foi divulgado nesta terça-feira (18), após levantamento, foi constatado que o governo precisa de, em torno, R$ 40 milhões para que a Agência Nacional de Mineração (ANM) possa dar legalidade à atividade.

“… Apertamos a ANM… O governo precisa, em torno, de 40 milhões de reais para que a agência possa dar legalidade, possa analisar mais de 11 mil processos pendentes de legalização no Tapajós, mas infelizmente a NM vem sendo sucateada há muito tempo, desde 2018. Há um contingenciamento financeiro que deveria ser aportado para NM. Não é aportado. A ANM acaba ficando sem estrutura. A nossa fala foi de dizer ‘Pera aí! Quer dizer que o órgão que tem que legalizar não tem dinheiro, não tem gasolina? Mas o órgão para fiscalizar tem?’ Então, bora tirar dos dois, porque não é justo o órgão que fiscaliza tem estrutura e o órgão que legaliza não tem estrutura […]”, disse. 

Ainda segundo o parlamentar, nesta quarta-feira (19), iria seguir com a Procuradoria da República para propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a fim de que as operações de fiscalizações venham ocorrer apenas depois que o governo legalizar ou der condições para a legalização dos garimpos.  

“… Amanhã, vamos seguir com a Procuradoria Geral da República propondo um TAC, um acordo para que essas operações em áreas que podem ser legalizadas possam acontecer após o governo fazer a legalização, dá condições à legalização porque é inadmissível cobrar de uma classe que quer se legalizar, e o governo não ajuda (o Governo Federal). Isso já é diligência da nossa comissão através do Deputado Ronnie, nosso presidente. Eu sou membro da comissão. A gente está fazendo aqui a nossa parte…”, informou.

“… Provavelmente, na próxima semana vamos estar com o Governo do Estado buscando apoio, buscando alinhar, explicar a realidade para aproximar. Essa é uma luta que não dá para fazer sozinho. A gente tem que está com o maior número de apoio possível para poder avançar nessa questão. Em relação ao município, depois, a ALEPA vai sugerir à Câmara de Vereadores que possa buscar junto ao governo local alternativas para valorizar o garimpeiro […]”, complementou.

Wescley, ao fazer uso da Tribuna em Brasília, reiterou que a solução é a legalização dos garimpos. É importante destacar que o deputado não defende a atividade em áreas que não podem ser trabalhadas, como flona, terras indígenas, parque etc.

“A solução é legalizar. E não estou falando, presidente, em áreas que não podem: flona, terra indígena, parque… Isso, a gente não defende. Agora, 80% da nossa atividade está dentro de áreas que podem ser documentadas. Daí, a gente faz esse apelo em nome do povo do Tapajós, para que a gente possa avançar com essa pauta para resolver nosso problema […]”, finalizou.

Fonte: Portal Plantão 24horas News

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Warner cancela DLC de Hogwarts Legacy e foca no 2º jogo

Jogo é um sucesso de vendas | Avalanche Software / Warner BrosHogwarts Legacy conquistou fãs…

4 horas ago

Dólar desaba após tarifas de Trump e atinge menor valor em seis meses

O dia seguinte à elevação de tarifas de importação pelo governo de Donald Trump teve…

7 horas ago

Datena coloca Tiago Leifert contra a parede sobre “The Voice Brasil”

Leifert passará a trabalhar diretamente com Boninho, na emissora comandada por Daniela Beyruti. | ReproduçãoJosé…

10 horas ago

Fungo resistente a antifúngicos tem primeiro caso no Brasil

O Brasil registrou o primeiro caso de infecção por Trichophyton indotineae, um fungo resistente a…

16 horas ago

Tarifaço pode acelerar acordo Mercosul-UE, diz presidente da Apex

O tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poderá acelerar o processo de acordo…

18 horas ago

Rossi celebra mais uma final e vê Paysandu pronto para a Série B

Rossi (centro) marcou o segundo na vitória bicolor | Jorge Luís Totti/PaysanduDestaque da classificação do…

22 horas ago

This website uses cookies.