Categories: MarabáNotícias

Sespa reforça a importância da vacina contra o HPV

Receber a proteção vacinal antes de ter contato com o vírus HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é o recomendado pelo Ministério da Saúde, por isso, o Governo do Estado reforça que crianças e adolescentes de ambos os sexos, entre 9 e 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), e grupos em condições clínicas especiais entre 9 e 45 anos (vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos) se previnam e se vacinem.

“O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível causada por um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas na região genital e no ânus, e que podem ser de baixo ou alto risco oncogênico, a depender do tipo de vírus. A vacina tem o caráter preventivo e nunca tratamento contra o HPV”, explica Jaíra Ataíde, coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa).

O esquema vacinal indicado para os adolescentes em condições normais é de duas doses, com intervalo de 6 meses entre a primeira e a segunda dose. E para as pessoas em condições clínicas especiais, o esquema vacinal é de três doses. O Estado é responsável por disponibilizar os imunizantes e incentivar o trabalho articulado entre a Estratégia Saúde da Família e escolas. As vacinas são disponibilizadas pelas Unidades Básicas de Saúde de cada município.

Assim como fez com os seus filhos, a aposentada Elizabete da Rocha levou, em junho e dezembro de 2022, a neta de 10 anos para se vacinar com as duas doses contra o HPV. “Sempre ficava atenta ao calendário vacinal dos meus filhos e com a minha neta não é diferente porque sei da importância que essa prevenção tem, seja em relação ao câncer ou a outras doenças. Não deixo de incentivar a vacinação”, assegura.

Cobertura vacinal

Em fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde emitiu um alerta sobre a queda da cobertura vacinal contra o HPV nos últimos anos, que representa uma ameaça concreta à saúde de milhões de jovens brasileiros e pode desdobrar no aumento dos casos de infecção e cânceres evitáveis no futuro.

Em 2019, 87,08% das meninas brasileiras entre 9 e 14 anos de idade receberam a primeira dose da vacina. Em 2022, a cobertura caiu para 75,81%. Entre os meninos, os números também são preocupantes: a cobertura vacinal caiu de 61,55%, em 2019, para 52,16%, em 2022.

No Pará, a quantidade de pessoas vacinadas na faixa etária de 09 a 14 anos registra aumento nos últimos dois anos. Em 2021, 52,8 mil meninos e 90,8 mil meninas se vacinaram contra o HPV no Pará, enquanto em 2022, foram registradas as vacinações de 55,3 mil meninos e mais de 194 mil meninas. Essa imunização para os meninos é importante porque ajuda a prevenir contra o câncer de pênis, um dos alvos das ações contínuas e preventivas realizadas pela Sespa.

Câncer de colo de útero

A vacina do HPV previne também contra o câncer de colo de útero, o segundo tipo mais incidente entre as mulheres na região Norte e responsável por mais de 1.700 mortes no estado desde 2018. O município de Belém é responsável por mais de 57% desses óbitos, que ocorreram, sobretudo, em mulheres na faixa de 30 a 50 anos. A coordenação de oncologia da Sespa informa que a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) no ano de 2023 para o estado do Pará é de 830 casos, sendo 220 na capital Belém.

Neste mês, a Sespa realizará programação sobre a campanha ‘Março Lilás’ com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema e ajudar no enfrentamento do câncer de colo do útero.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Copa do Brasil e Libertadores seguem após Brasileirão parar

Estádio do Grêmio atingido pelas cheias do RS | ReproduçãoDiferente do que ocorreu com o…

3 horas ago

Mulher é presa suspeita de comercialização de drogas em Itaituba

A guarnição do GMP da Polícia Militar do município de Itaituba, no sudoeste do Pará,…

3 horas ago

Homem se passa por mulher para conseguir fotos íntimas de adolescente e vai preso no Pará

Um homem foi preso pela Polícia Civil, na quarta-feira (15), em Cachoeira do Arari, no Marajó, depois de…

3 horas ago

PL sobre adaptação a mudanças climáticas é aprovado no Senado

O Senado Federal aprovou, na noite dessa quarta-feira (15), o Projeto de Lei (PL) 4.129/2021,…

3 horas ago

Veículos se envolvem em acidente no bairro Buriti em Itaituba

A colisão entre dois veículos aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), na Avenida Buritis com…

7 horas ago

Anitta desabafa após perder mais de 200 mil seguidores: ‘Porque eu sou macumbeira’

Na tarde de segunda-feira (13), a cantora Anitta fez uma live nas redes sociais e…

7 horas ago

This website uses cookies.