Série de acidentes evidenciam necessidade urgente de melhorias na PA-150

Ocorrido na última quarta-feira (15), o leilão de concessão da rodovia PA-150, foi a maneira encontrada pelo governo do estado, para entregar melhores condições de trafegabilidade aos cidadãos, evitando acidentes fatais e prejuízos financeiros.

Infelizmente enquanto a parte burocrática do processo não é finalizada, e os tão sonhados serviços estruturantes não acontecem na PA-150, acidentes continuam acontecendo.

Só nas últimas 36 horas, pelo menos quatro graves acidentes envolvendo caminhões, foram registrados na via, que interliga as regiões sul e sudeste do Estado à Região Metropolitana de Belém (RMB) e ao Porto de Vila do Conde.

Em um deles, próximo à entrada da empresa BBF em Moju, uma carreta carregada com soja ficou atravessada na pista, interrompendo o trânsito por horas. O motorista sofreu apenas ferimentos leves.

Acidente próximo a BFF Acidente próximo a BFF

No último, registrado na noite deste sábado (18), um caminhão tombou ao sair da pista, a cerca de 40km da sede de Tailândia, sentido Goianésia do Pará.

Acidente na noite deste sábado (18) Acidente na noite deste sábado (18) Acidente próximo ao Distrito Palmares

São infelizes cenas que já se tornaram comuns àqueles que são obrigados a utilizar a rodovia, seja, para ganhar a vida, seja para realizar tarefas simples do cotidiano. Sem acostamento e com uma sinalização precária, fazer qualquer uma destas coisas torna-se um desafio.

Quando construída na década de 1970, pelo então governador Jader Barbalho, a abertura e posterior asfaltamento foi uma grande revolução e, sem dúvida, ajudou a construir a história dos municípios que margeiam a rodovia e, de todos aqueles que dela se utilizam.

Passadas cerca três décadas e com poucos avanços significativos em sua estrutura, os novos tempos passaram a exigir muito mais do que apenas uma estrada asfaltada. É necessário uma via condizente com os bilhões de reais transportados por ela.

Apesar de dividir opiniões, a concessão à iniciativa privada da rodovia, que tem cerca de 30 anos, parece ser a melhor maneira de garantir segurança e dignidade para os motoristas.

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