Prefeitura e força de segurança retiram invasores de terra pública no município de Aveiro

Na manhã da última segunda-feira (27), a Prefeitura Municipal de Aveiro, no Sudoeste do Pará, juntamente com a Polícia Militar, realizou a retirada de invasores de uma área pública. Segundo José Renato Neves Gonçalves, Secretário Municipal de Habitação e Urbanismo e Coordenador do Núcleo de Regularização Fundiária (NMRF), a área pertence ao município.

De acordo com o secretário, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) passou a área para a prefeitura no ano de 1993. Ao longo dos anos, as gestões municipais não deram muita atenção à essa regularização fundiária, de modo que o local, inclusive, já até chegou a ser usado em um projeto de agricultura, o qual já se extinguiu. Portanto, a área tem que ser devolvida ao município, uma vez que não cabe usucapião em terras públicas. Contudo, a família não quer aceitar.

Segundo José Renato, os “ocupantes” tem um documento de doação do terreno, que foi emitido pelo presidente da associação. Porém, ele afirma que o documento é ilegal, tendo em vista que não comprova propriedade particular ou posse; ao contrário do município, que possui matrícula da área desde 1993. “… Eles conseguiram um documento emitido por um presidente de associação dizendo que ele estava dando doando o terreno para essa família. Só que isso é ilegal. Não existe. Inclusive, é crime, porque fere o princípio da lei. Tu não pode dar o que não é teu. Não posso dar o que não é meu. Isso é estelionato entre muitas outras leis que se aplicam à terra pública. O município já tinha matrícula em 93 […], disse.

“… Nós fomos levantar os dados da terra, e agente descobriu que a terra não tem ocupação nenhuma. Não tem uso. Ela está sem uso, no mínimo, há 10 ou 11 anos. Eles nunca utilizaram essa terra; ou seja, eles não garantiram a posse; não estabeleceram a posse pelo uso. Então, é uma área do município. Se o município tem interesse numa área para o uso público, então ele vai lá e dispõe dessa terra, porque está dentro de uma matrícula que a ele foi conferida pelo órgão que era o proprietário”, complementou.

O secretário reforça que a área se encontra abandonada e, futuramente, será utilizada para a construção de um novo porto.

“A gente pretende tirar o porto lá do centro de Fordlândia porque é impossível que tenha um porto lá para sempre, porque tem o calçamento, tem as cargas pesadas que não podem descer por ali, maquinários, suprimentos, cargas pesadas. Então, se destinou aquela área para um porto […]”.

Resistência

No momento em que servidores da prefeitura objetivava retirar a cerca que havia sido colocada, houve resistência da parte de um dos “ocupantes”.

De acordo com a Polícia Militar, o homem desacatou os servidores; inclusive, fazendo ameaças ao secretário de habitação; e também proferiu insultos contra a guarnição.

Ele recebeu voz de prisão, mas não obedeceu a ordem policial, de tal maneira que foi preciso o uso de algemas para a preservação da integridade física de todos os envolvidos.

Bastante transtornado, o homem foi conduzido à 15ª Seccional de Polícia Civil de Aveiro, para a realização dos procedimentos cabíveis.

Já na manhã desta terça-feira, 28, o empresário Darlan Rocha foi colocado em liberdade. Ele foi detido na manhã de ontem pela PM, no Distrito de Fordlândia, onde reside, e foi conduzido até a Delegacia de Aveiro, permanecendo preso até esta manhã. De acordo com seus familiares, esse lamentável episódio que culminou na sua prisão materializa-se como perseguição política, haja vista que os militares não estavam de posse de um mandado judicial. O caso permanece em ação judicial.

Fonte: Portal Plantão 24horas News

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Homem é Encontrado Morto em Novo Progresso

Na manhã desta sexta-feira (27), um homem foi encontrado morto na casa que alugava, no…

12 minutos ago

Tailândia: homem que manteve a ex como refém vai responder por 3 crimes

Maciel Souza Costa, de 30 anos, foi preso após manter sua ex-companheira refém por quase…

12 minutos ago

Festival “Amazônia para Sempre” é confirmado em Belém e terá palco flutuante

O momento chegou! Neste sábado (21), diretamente do Rock in Rio, na Cidade do Rock,…

2 horas ago

Transforme sua casa com um espaço de café especial

Para os amantes de café e decoração, ter esse cantinho especial reservado dedicado a momentos…

4 horas ago

SESPA-PA publica edital de seleção para profissionais da área da saúde

O edital n° 009/2024 da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA-PA) para…

4 horas ago

Lagarto invade treino da Fórmula 1 e causa bandeira vermelha

O piloto Fernando Alonso, da Aston Martin, foi quem avistou o animal e avisou sua…

8 horas ago

This website uses cookies.