Categories: BrasilEconomia

Mtur facilita crédito para empreendimento no litoral norte paulista

Mtur facilita crédito para empreendimento no litoral norte paulistaMtur facilita crédito para empreendimento no litoral norte paulista

Portaria do Ministério do Turismo amplia o período de carência e o prazo para amortização de financiamento feito por empreendimentos turísticos de municípios do litoral norte de São Paulo atingidos por temporais e em estado de calamidade pública.Mtur facilita crédito para empreendimento no litoral norte paulista

A proposta, de acordo com a pasta, é facilitar que empreendedores turísticos da região inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) tenham acesso a R$ 196 milhões disponíveis via Fundo Geral de Turismo.

A maior parte do montante – R$ 152.675.484,78 – estará disponível para ser acessado junto à Caixa Econômica Federal. O restante será operado pela Desenvolve-SP. Os recursos poderão ser utilizados para realização de obras, aquisição de bens e capital de giro.

Dados da pasta mostram que cidades como Guarujá, São Sebastião, Bertioga, Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba contam com cerca de 2 mil prestadores de serviços turísticos regulares.

O texto define que financiamentos concedidos a empreendimentos situados nesses municípios poderão ser renegociados a fim de prorrogar seus períodos de carência e amortização em até seis meses.

No caso de obras, a carência pode chegar a 66 meses, o capital de giro, a 24 meses e a compra de equipamentos, a 18 meses.

Além disso,  agentes financeiros poderão conceder o benefício da suspensão dos pagamentos dos financiamentos ou em amortização até o fim da vigência do decreto que considera o estado de calamidade pública.

Podem acessar o Fundo Geral de Turismo empreendimentos registrados no Cadastur, incluindo meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias e bares.

“Com forte vocação para o turismo, o litoral norte de São Paulo sofre, desde meados de fevereiro, com as intensas chuvas que resultaram em 65 vítimas fatais, desalojaram mais de 1.090 pessoas e desabrigaram 1.346 pessoas”, destacou o ministério.

“Neste momento, o governo federal tem como prioridade absoluta a localização dos desaparecidos e o atendimento à população afetada. No entanto, para um segundo momento, o Ministério do Turismo entende ser crucial garantir condições de recuperação do setor de turismo, responsável pela geração de emprego e renda na região”, completou.

Agência Brasil

admin

Share
Published by
admin

Recent Posts

Gerson Nogueira relembra carreira e conquistas de Dico, ex-goleiro do Remo

Gratidão e reconhecimentoEstamos de acordo que Dico é o maior goleiro da história do Remo…

2 horas ago

Lula e Boric querem ampliar relações comerciais entre Brasil e Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (22) que os empresários do…

3 horas ago

Semana dos Povos Indígenas 2025 começa nesta segunda, 14

Em tempos de urgência climática e grandes discussões globais sobre o futuro do planeta, há…

8 horas ago

Em recuperação, papa Francisco faz visita surpresa à Basílica

Afastado de eventos públicos após passar pelo maior período internação em um hospital desde que…

13 horas ago

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

A Caixa Econômica Federal paga nesta quarta-feira (23) a parcela de abril do novo Bolsa…

14 horas ago

Bolsonaro passa por nova cirurgia após obstrução intestinal

Bolsonaro passa por cirurgia em hospital particular de Brasília. | ReproduçãoO ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)…

19 horas ago